Acesso Rápido

    Melhores ações para 2022: TOP 3 ações mais promissoras

    Melhores ações para 2022: TOP 3 ações mais promissoras

    Com a chegada de um novo ano, os investidores da bolsa de valores passam a procurar pelas oportunidades de investimento do momento. Nesse sentido, entre as dúvidas mais comuns está sobre quais seriam as melhores ações para 2022.

    Isso porque, com a queda generalizada dos papéis de empresas brasileiras ao final de 2021, diversas oportunidades surgiram na bolsa. Assim, é fundamental conhecer algumas das companhias que podem ter as melhores ações para 2022.

    Esse artigo faz parte do nosso guia completo dos Melhores Investimentos para 2022.

    Por que investir nas melhores ações para 2022?

    Como foi colocado, as quedas nos preços das ações da bolsa brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) abriram grandes oportunidades para os investidores. É por isso que é tão importante considerar investir nas melhores ações para 2022.

    Essas oportunidades surgiram devido a uma série de ruídos e fatos que abalaram o mercado ao final de 2021, como:

    • Maior proximidade com as eleições de 2022;
    • Ameaças de furo do teto de gastos do governo;
    • Menores perspectivas de crescimento econômico;
    • Aumento da básica de juros, a Taxa Selic;
    • Inflação de preços mais elevada.

    Abaixo, é possível verificar o desempenho negativo do índice Bovespa (Ibovespa) até o final do mês de novembro:

    melhores ações para 2022

    Apesar das notícias ruins — que deixam grande parte dos investidores pessimistas — e das cotações em baixa, as empresas do Ibovespa nunca lucraram tanto quanto no final de 2021. Isto não apenas em termos nominais, mas também em termos reais, descontado os efeitos inflacionários.

    Além disso, pelo fato da inflação estar mais alta, os preços dos ativos da bolsa já deveriam estar subindo apenas para repor a perda de valor da moeda. Sendo que isto já tem acontecido com outros ativos reais, como carros e imóveis.

    Assim, em um cenário de inflação mais alta, de lucros reais em patamares recordes e de preços em baixa, grandes oportunidades surgem. Afinal de contas, é possível observar um descolamento claro entre o preço e o valor das ações das empresas.

    Em outras palavras, para os investidores de longo prazo, que se importam com o valor intrínseco dos ativos, há uma excelente oportunidade de investir em bons ativos por preços que oferecem grande margem de segurança. Entre eles, as melhores ações para 2022.

    Quais as melhores ações para 2022?

    Como foi colocado, devido às quedas nos preços dos ativos ao final do ano, surgiram muitas oportunidades de investimento na bolsa. Assim, surge a dúvida dos investidores sobre quais as melhores ações para 2022.

    Nesse sentido, é preciso ressaltar, em primeiro lugar, que não é possível afirmar com precisão quais serão, de fato, os ativos com melhor desempenho no ano que vem. Isto porque a renda variável, como o próprio nome diz, varia e possui futuro incerto no curto prazo.

    Contudo, existem alguns papéis de empresas específicas que estão muito bem posicionadas para 2021, tanto em termos de preço na bolsa quanto de resultado operacional. Então, se tornam boas apostas para os melhores investimentos na bolsa para 2022.

    Abaixo, algumas das empresas que podem se tornar as TOP 3 ações para 2022:

    • Braskem (BRKM5);
    • Facebook (FBOK34);
    • Engie (EGIE3).

    Braskem (BRKM5)

    A primeira companhia entre aquelas que podem ter as ações com melhores resultados em 2022 é a Braskem (BRKM5). Essa é uma empresa de commodity que produz PVC, polietileno, polipropileno. Ou seja, para os mais leigos, basicamente plástico.

    A Braskem se configura como uma grande promessa para 2022 porque está passando por um momento muito importante de desalavancagem. Isso porque, historicamente, ela se consolidou como a maior petroquímica da América Latina por meio de aquisições de outras companhias menores.

    Naturalmente, essas aquisições passadas pesaram um pouco o balanço patrimonial da empresa, fazendo com que seus índices de alavancagem financeira ficassem altos nos últimos anos. Contudo, com o expressivo aumento recente dos preços das commodities que a Braskem vende, essa dívida está se tornando menos expressiva.

    Na prática, com a geração de caixa e os últimos lucros obtidos, sobretudo no segundo e terceiro trimestre de 2021, a Braskem conseguirá atingir um nível de alavancagem muito saudável. Para se ter uma ideia, a empresa deve quase zerar sua dívida líquida até o final de 2022, mesmo considerando eventuais pagamentos de dividendos aos acionistas.

    Essa reversão do cenário da sua dívida somada à queda nos preços das ações da Braskem no final de 2021 faz com que os seus papéis estejam entre os mais promissores para o próximo ano.

    Abaixo, o gráfico que mostra que a cotação das ações BRKM5 estão no mesmo nível de preços do final de 2017, mesmo a empresa estando com um quadro operacional e financeiro bem melhor:


    Facebook (FBOK34)

    A segunda empresa selecionada com as melhores ações para 2022 é uma companhia internacional, o Facebook (FBOK34). Dona das redes sociais: Facebook, Instagram e Whatsapp. A companhia está sendo negociada ao final de 2021 com um indicador preço lucro de cerca de 16 vezes.

    Considerando a qualidade da empresa, o histórico de sua gestão, e também levando em conta a sua rentabilidade histórica — com um ROI (Return on Investments) bastante elevado — esse indicador de 16x o lucro projetado para 2021 se torna muito barato.

    Vale destacar, ainda, que o Facebook, apesar de já ser uma companhia com elevado valor de mercado — tendo um market cap próximo de 1 trilhão de dólares — ainda possui importantes avenidas de crescimento. Uma delas, o segmento Facebook Reality Labs, o qual inclui os hardwares de realidade virtual e realidade aumentada (VR e AR), assim como o projeto do universo do metaverso. Entretanto, ainda é uma operação que gera prejuízo para a companhia.

    Além da promessa de resultados futuros do metaverso, o Facebook também deve continuar crescendo por um bom tempo em suas receitas com anunciantes. Isto tanto com o aumento do número de empresas que anunciam em suas redes sociais quanto com a elevação do ticket médio de cada anunciante nas plataformas.

    Engie (EGIE3)

    Por fim, a última empresa que deve gerar grande valor para seus acionistas em 2022 é a Engie (EGIE3). Atuante no setor de geração e comercialização de energia e transporte de gás natural, as ações da companhia negociam atualmente em um valuation bastante atrativo.

    Essa é uma empresa que deve apresentar no ano que vem aumento de receita, de resultados e ainda distribuir elevados dividendos. Considerando as projeções atuais, o Dividend Yield com base nos preços do final de 2021 podem ficar entre 8% e 10% ao longo de 2022.

    Além do valuation e do cenário operacional positivo, é preciso ainda reconhecer que a Engie é considerada uma das companhias do setor elétrico com melhor histórico de gestão e de rentabilidade. Por isso, suas ações também aliam qualidade alta com preço baixo.

    E então, conseguiu conhecer melhor as candidatas para as melhores ações para 2022? Deixe abaixo suas dúvidas e comentários sobre as companhias citadas.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *