Suno Artigos

IBGC: conheça o instituto de governança corporativa brasileiro

IBGC

IBGC

Fazer uma boa gestão de uma empresa é bem mais do que fazer um bom fluxo de caixa. No entanto, a Governança Corporativa ainda é um tema incipiente no Brasil.

IBGC é a sigla para Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, uma importante instituição para a governança corporativa no país.

O que é IBGC?

IBGC é a sigla para Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e consiste em uma instituição que estimula práticas de governança. O IBGC é uma organização sem fins lucrativos com sede em São Paulo e presente em mais sete estados.

Ele foi fundado em 1995 por um grupo de 36 pioneiros. Entre empresários, conselheiros, executivos e estudiosos.

Sua fundação ocorreu quando se observou a necessidade de melhorar as práticas de gestão e governança corporativa no país.

Assim, sua função é melhorar a forma como as empresas dirigem suas operações, buscando aumentar a transparência, prestação de contas e diversos outros fatores.

É possível fazer cursos e treinamentos no IBGC, que capacitam profissionais e empresas para que estes tenham práticas de governança corporativa cada vez melhores.

Qual é a estrutura do IBGC?

A estrutura do IBGC é formada por diversos setores. Primeiramente, a Assembleia Geral consiste no grupo de acionistas e sócios, que define pontos como transparência, prestação de contas e outros.

Além disso, o Conselho de Administração traz a visão estratégica, cuidando de missão, visão e valores da empresa.

O Comitê de Auditoria é um órgão que assessora o conselho de administração, cuidando do setor de contabilidade, jurídico e de controladoria da empresa.

Ainda, pode-se citar a Secretaria de Governança, que auxilia na elaboração de boas práticas de governança corporativa.

Já o Conselho Fiscal é quem cuida do cumprimento de detalhes como a análise de demonstração financeira, alocação de recursos e outros.

Pode-se contar também com a Auditoria Interna, equipe composta pela equipe da própria empresa, e a Auditoria Externa, com agentes independentes da instituição.

Por fim, a Diretoria cuida da função social da empresa, avaliando seus ativos e valores.

Qual o papel do IBGC?

Muitos se perguntam qual o objetivo maior da IBGC. Portanto, vale destacar que seu objetivo é o desenvolvimento das melhores práticas de Governança Corporativa no Brasil.

Assim, o IBGC promove palestras, cursos, fóruns, conferências, treinamentos e networking entre profissionais da área de governança, além de produzir publicações e pesquisas.

Além disso, o Instituto também possui um Programa de Certificação para Conselheiros de Administração e Conselheiros Fiscais.

De fato: esse programa permite ao participante adquirir mais conhecimento sobre um conjunto de temas necessários para ser um bom conselheiro.

Portanto, ao obter essa certificação, o conselheiro passa a integrar o Banco de Conselheiros Certificados do IBGC.

Essa é uma medida muito importante, especialmente considerando o crescimento da importância do ESG no mercado corporativo. Os cursos do IBGC podem ser encontrados no site da companhia.

O que é governança corporativa segundo o IBGC?

Segundo o IBGC, o conceito de governança corporativa é o “sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas”.

Ou seja: consiste em nada mais do que os processos, costumes, políticas e leis usados para fazer a administração de uma empresa.

Dessa forma, essas são práticas necessárias para garantir que todos os funcionários da empresa estejam alinhados com os objetivos dos acionistas.

Por exemplo: é preciso ajustar os valores da empresa para que todos estejam diante de um mesmo objetivo.

Isso ocorre uma vez que os executivos que fazem a gestão da empresa podem fazer ações que visem o seu objetivo próprio.

Por exemplo, uma promoção, aumento de benefícios, não competir com outra empresa que lhe dá vantagens e etc.

Quais são os princípios básicos para uma boa governança?

O IBGC pontua quatro princípios básicos para uma boa governança. Esses são os principais objetivos da governança corporativa.

Dessa forma, o IBGC é um instituto muito importante para promover a governança corporativa no Brasil seguindo as boas práticas internacionais.

Você ainda tem alguma dúvida sobre o IBGC e sua função? Comente abaixo para que possamos tirar os seus questionamentos.

Sair da versão mobile