Suno Artigos

Como enviar dinheiro para o exterior? Conheça as melhores opções

enviar-dinheiro-para-o-exterior

Quem viaja para outros países ou quer investir no mercado financeiro internacional precisa enviar dinheiro para o exterior.

Há inúmeras maneiras para enviar dinheiro para o exterior, atualmente. E isso tem tornado muito menos burocrático a remessa internacional de dinheiro.

O que é uma transferência internacional?

Enviar dinheiro para o exterior significa fazer uma remessa internacional de dinheiro, algo que pode ter a cobrança de taxas para a operação. O envio de dinheiro é considerado uma operação de câmbio.

Por isso, toda transferência internacional de dinheiro é regulada pelo Conselho Monetário Nacional. Além disso, essas operações são fiscalizadas pelo Banco Central. Isto é, para evitar casos de evasão fiscal.

Quem pretende enviar dinheiro para o exterior em quantias de até 3 mil reais não precisa fazer um contrato de câmbio. Quantias superiores, precisam ser declaradas em contrato.

Como enviar dinheiro para o exterior?

Há diferentes formas hoje de fazer uma remessa internacional de dinheiro. Dependendo de como é feito, os custos podem ser maiores e o tempo da operação bem diferente.

Hoje, as principais formas de fazer uma remessa de dinheiro para o exterior são:

Em cada uma dessas operações há algumas diferença de custos. Por exemplo, transferir com bancos é mais caro. Com o Banco do Brasil e o Bradesco é cobrada uma taxa de envio que pode chegar a 450 reais.

Qual é a opção mais vantajosa para enviar dinheiro para o exterior?

A maneira mais vantajosa de enviar dinheiro para fora do país vai depender da situação de uso. Por exemplo, para viagens e pequenas quantias, as taxas da Western Union são mais vantajosas.

Já para remessa de valores mais altos, a transferência com bancos ou por ordem de pagamento pode ser a melhor maneira. Isso porque os limites são superiores nesses casos.

É importante pesquisar e checar quais são os custos para enviar dinheiro para o exterior. Nos sites das empresas, é possível simular uma operação de transferência.Assim, não há surpresas com as taxas.

Se o valor da transferência não for superior a R$ 3.000, é necessário apenas um documento de identificação. Mas dependendo da opção, a transferência internacional pode ser mais burocrática e demorada.

Fintechs para transferência internacional de dinheiro

Entender como enviar dinheiro para o exterior foi, por muito, algo difícil e burocrático. Entretanto, atualmente muitas fintechs tem surgido nesse setor e simplificando todo o processo.

Normalmente, em uma fintech os valores das taxas de envio são mais baratos que as opções tradicionais. Além disso, muitas das novas empresas de câmbio fazem as operações de forma mais rápida.

Para enviar dinheiro para o exterior há várias formas disponíveis no mercado. Esperamos que você tenha entendido tudo sobre as transferências internacionais. Ficou alguma dúvuda? Deixe seu comentário abaixo com sugestões e questionamentos sobre o tema.

Sair da versão mobile