Empresa multinacional: quais são as características desse tipo de empresa?

As maiores companhias do mundo normalmente estão no mundo todo e podem ser consideradas como multinacional. Além disso, costumam ser boas referências de governança corporativa.

Uma empresa multinacional é fundamental para a economia do seu país residente, assim como para outras economias onde essa empresa entende a sua operação.

O que é uma empresa multinacional?

Empresa multinacional é aquela que, apesar de possuir normalmente sede oficial em determinado país de origem, estende suas atividades para além das fronteiras.

Em outras palavras, é uma empresa que opera de forma internacional, podendo ser uma empresa extremamente importante para o seu continente ou até mesmo para todo o globo.

De fato: também conhecida como empresa transnacional, as multinacionais são fundamentais para a composição do capitalismo globalizado que vivemos atualmente.

EBOOK COMO ANALISAR UMA ACAO

O surgimento das empresas multinacionais pode ser datado entre as revoluções industriais, já que muitas empresas aproveitaram seus ganhos de escala para expandir seus negócios para além do mercado consumidor localizado em regiões próximas.

Portanto, é intuitivo que, com a redução dos custos de transporte e transação de produtos, houve um incentivo financeiro para o desenvolvimento de grandes empresas com alta escala de produção para atender um mercado consumidor cada vez maior.

Como funciona uma empresa multinacional?

Imagine uma grande empresa, por exemplo, que já contempla praticamente todo o seu mercado interno e com grandes capacidades de ganhos de escala, devido aos seus custos variáveis decrescentes em função da produção.

Além disso, em mercados externos, há uma demanda de um mercado consumidor ainda não fundamentalmente contemplado, mão de obra barata e incentivos fiscais para empresas estrangeiras.

Portanto, é evidente que, nestas condições, é interessante para esse negócio expandir suas atividades de forma que esse novo mercado consumidor seja conquistado.

Assim, as empresas multinacionais abrem filiais, fábricas, ou outras formas de extensões do negócio, na nova região de operação.

Além disso, muitas vezes, para a multinacional, pode ser mais vantajoso produzir diretamente no país estrangeiro, se este oferecer despesas operacionais mais baratas, isenção fiscal, infraestrutura, entre outras condições que otimizem os resultados da companhia.

De fato, a instalação de uma multinacional em um país pode ser uma relação de ganhos mútuos para ambos os lados.

Por exemplo: para a companhia representa um aumento de mercado consumidor e maximização de lucros, já para o país pode gerar mais empregos, competitividade no mercado e, consequentemente, melhores preços e opções de produtos.

EBOOK INVESTINDO EM FIIS

10 Empresas Multinacionais

Uma vez entendido o que são as empresas multinacionais, é interessante conhecer alguns exemplos de companhias deste tipo no mundo.

Entre uns dos principais exemplos de empresas multinacionais ao redor do mundo, estão

Apple

Primeiramente, a Apple, gigante de tecnologia, atua no setor de tecnologia, com seus famosos celulares iPhone, além de dispositivos Mac e acessórios, como o AirPods. Seu ticker de negociação é AAPL34.

Samsung 

Em segundo lugar, a Samsung é concorrente da Apple e faz os celulares da linha Galaxy, além de trabalhar com outros produtos tecnológicos, como eletrodomésticos, TVs e outros. Seu ADR é SMSN.IL.

EBOOK 10 LIVROS

Sony 

Além disso, a Sony também é uma gigante da tecnologia. De fato, além dos videogames da linha PlayStation, ela possui fábricas de lentes fotográficas, dispositivos de transmissão e até mesmo um estúdio de cinema. Seu ticker de negociação é SNEC34.

Meta

De fato: a companhia de Mark Zuckerberg mudou de nome e agora se chama Meta. Além disso, atuação se dá fortemente através das redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp, além de desenvolver tecnologias associadas ao metaverso. Código de negociação FBOK34.

Microsoft 

A Microsoft é muito famosa por seu sistema operacional Windows, que praticamente monopoliza o mercado. Além disso, ela também faz dinheiro com seus softwares empresariais, seus serviços de nuvem e a marca de videogame Xbox. Seu código de negociação é MSFT34.

EBOOK MANUAL INVESTIDOR

Peugeot 

A Peugeot é, de fato, uma das maiores empresas francesas, sendo referência no setor automobilístico mundial. Seu ticker de negociação é PUGOY nas bolsas internacionais.

Dell

Vale, ainda, citar a Dell, gigante no mercado de computadores. Ela é reconhecida pelo seu suporte completo ao consumidor. Seu ticker de negociação é DELL nas bolsas internacionais e D1EL34 seu BDR.

Johnson & Johnson

A Johnson & Johnson é referência no setor de saúde, higiene e cosméticos, com linhas de diversos produtos disponíveis. Seu ticker de negociação é JNJB34.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

NVIDIA

A NVIDIA é uma empresa de tecnologia que produz equipamentos para computadores. Seu ticker de negociação é NVDC34.

Saudi Aramco

Por fim, a Saudi Aramco é uma empresa da Arábia Saudita do ramo de exploração de Petróleo, sendo referência no setor. Seu ADR é ARAMCO.

Empresas brasileiras multinacionais 

Contudo, é importante destacar que não só as empresas estrangeiras podem ser consideradas multinacionais.

Existem várias empresas multinacionais brasileiras, como é o caso das seguintes companhias: 

Gerdau

A Gerdau é uma das maiores produtoras de aço das Américas, atendendo clientes de toda a região. Seu código de negociação é GGBR4.

Vale

A Vale é uma das maiores empresas do Brasil e é referência mundial no setor de mineração desde que foi privatizada. Seu ticker de negociação é VALE3.

EBOOK 10 LIVROS

Itaú

O Itaú é, de fato, o maior banco da América Latina. Faz parte de um dos grandes bancos do Brasil e se mantém no topo do mercado. Seu ticker de negociação é ITUB4.

Suzano

A Suzano é uma empresa de commodity que atua no setor de papel e celulose. Oferece esses materiais para clientes do mundo todo. Seu código de negociação é SUZB3.

Weg

Por fim, a Weg é uma empresa de motores industriais que já expande sua atuação para outros setores e atende clientes no mundo todo. Seu ticker de negociação é WEGE3.

De fato, não é de se impressionar que estas empresas são umas das principais companhias listadas na bolsa de valores e que desempenham um importante papel na economia nacional.

Este artigo te ajudou a entender melhor o que é empresa multinacional? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.

EBOOK COMO ANALISAR UMA ACAO

Perguntas frequentes sobre empresa multinacional
O que é uma empresa multinacional?

Uma empresa multinacional é um tipo de empresa que, apesar de ter a sede em um determinado país, atua em diversos outros países ao redor do mundo.

Quais são as empresas multinacionais?

Algumas empresas multinacionais de destaque são, por exemplo: Apple, Samsung, Sony, Meta, Microsoft, Peugeot, Dell, Johnson & Johnson, NVIDIA e Saudi Aramco.

Quais são as empresas multinacionais brasileiras?

As principais empresas multinacionais brasileiras são, por exemplo: Gerdau, Vale, Itáu, Suzano e Weg.

ACESSO RÁPIDO
    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    6 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • micaela 26 de outubro de 2022
      gostaria de falar referente a prestações de serviços de traduçõesResponder
    • d 3 de novembro de 2023
      jhdfufndujgjuttgnResponder
    • d 3 de novembro de 2023
      a coco wergofdmResponder
      • josue almeida 3 de novembro de 2023
        really?Responder
        • d 3 de novembro de 2023
          yes whyResponder
          • josue almeida 3 de novembro de 2023
            that comment has no senseResponder