Assimetria de informação: entenda como funciona essa falha de mercado

O livre mercado é a melhor forma já criada para alocar recursos com máxima eficiência. Porém, nem sempre esse sistema é perfeito. Na verdade, o mercado possui várias falhas — e uma das principais delas é a chamada assimetria de informação.

A assimetria de informação está presente diariamente na economia, nos mais variados negócios e setores. Você, muito provavelmente, lida com a assimetria de informação corriqueiramente.

O que é a assimetria de informação?

A assimetria de informação é o nome que se dá para quando uma das partes possui mais informações acerca de um produto ou serviço do que a outra parte. Considerada uma falha de mercado, a assimetria pode informação pode ocasionar desequilíbrios no mercado e posteriormente a negócios serem cancelados.

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Este fenômeno se faz presente em diversas situações no cotidiano de todos nós. Algumas delas, inclusive, acontecem no próprio mercado de capitais.

O conceito de assimetria de informação na economia

assimetria de informação e mercado competitivo

A assimetria de informação é um conceito relativamente novo na economia. A concepção inicial aceita, propagada pela economia clássica, e que o livre mercado funcionaria sempre em um modelo de concorrência perfeita.

Isto é, os mercado seriam totalmente eficazes e todos os lados envolvidos, compradores e vendedores, teriam 100% das informações disponíveis.

Porém, atualmente a maioria dos economistas concordam que existe no mercado a informação assimétrica. A microeconomia vem estudando o tema mais a fundo recentemente, afirmando que essa situação traz impactos diretos nas relações comerciais.

Por isso, o idealismo de um mercado competitivo perfeito está sendo cada vez mais deixado de lado pela literatura econômica. Em seu local, os estudiosos passaram a reconhecer a existência de falhas de mercado.

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Exemplos de informação assimétrica

Os maiores exemplos da informação assimétrica são os casos de seleção adversa e risco moral.

Seleção adversa

A seleção adversa ocorre quando não é possível diferenciar os bons produtos dos ruins.

Imagine, por exemplo, uma venda de carros usados. Existem os carros usados em bom estado e os em um estado ruim.

Porém, só os vendedores conhecem o real estado dos veículos. Os compradores não o sabem.

O que acontece, então, é que o preço de venda do veículo será um preço médio. Isto é, o valor será acima do valor do carro ruim e abaixo do valor do carro bom.

Isto, ao longo do tempo, irá expulsar os vendedores dos bons carros. Fazendo que o preço se torne menor para os vendedores dos carros ruins.

Uma solução para este problema esta no oferecimento de sinalizações — isto é, algo que comprove que um produto é melhor que o outro. Um exemplo típico de sinalização é a garantia.

Produtos de boa qualidade tendem a oferecer maiores prazos de garantia — logo, uma sinalização nesse sentido tende a demostrar para o consumidor a qualidade do produto e acabar com o problema da informação assimétrica.

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Risco moral

O risco moral é o nome que se dá para quando as pessoas mudam a sua atitude em face a uma transação econômica.

Por exemplo, suponha que você comprou um novo carro e que ele ainda não possui seguro.

Você, então, irá dirigir com um imenso cuidado. No entanto, após contratar um seguro, você pode se sentir mais relaxado e dirigir de forma menos precavida. Logo, este é o risco moral que a seguradora corre e precisa estimar na hora de firmar o seu contrato.

Como lidar com a assimetria de informação?

Mesmo com todas essa situações, as falhas ocasionadas pela assimetria de informaçãosão, muitas vezes, simples de serem corrigidas. Inclusive, mediante ao surgimento de novas empresas e a ampliação no acesso a informação, a tendência é que esse desequilibro vá deixando de existir.

No mercado financeiro, por exemplo, a publicação obrigatória de demonstrações financeiras traz mais transparência e reduz, de certa forma, a assimetria de informação entre uma companhia e os seus investidores. Isso permite que o mercado avalie e precifique melhor a empresa, estabelecendo um valor mais justo para sua ação. Para saber mais, acesse o nosso minicurso gratuito Valuation e precificação de ativos e aprenda em detalhes tudo sobre esse processo.

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    Tiago Reis
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    7 comentários

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    • Bruno 5 de abril de 2020

      Olá Tiago, favor corrigir um erro de digitação nesta página “assimetria de informações”.

      Em […] “Seleção adversa” A seleção adversa ocorre quando não é possível diferenciar os bons produtos dos bons. […]

      A palavra “bons” está digitada duas vezes na mesma sentença, acredito que o correto seja “ruim” na última palavra. Obrigado!

      Responder
      • Suno Research 8 de abril de 2020

        Olá, Bruno!
        Muito obrigado pela importante observação!
        O texto já foi corrigido.
        Abraços.

        Responder
    • Zefanias 13 de junho de 2020

      Obrigado Dr°…sucessos na sua carreira.

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    • […] Fontes: Investnews, The cap e Suno. […]

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    • […] Fontes: Investnews, The cap e Suno. […]

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    • […] Fontes: Investnews, O boné e Suno. […]

      Responder
    • Ricardo 14 de dezembro de 2022

      Muito ouço falar sobre “informação privilegiada” e creio que seja um caso clássico de assimetria de informação no mercado financeiro. Por exemplo, saber em primeira mão sobre um processo de redução de quadro de funcionários em determinada empresa, pode trazer vantagem a quem vende suas ações, em detrimento daqueles que não tem essa informação e desejam comprar ações dessa empresa.

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