Acesso Rápido

    APEC: saiba mais sobre a Cooperação Econômica Ásia-Pacífico

    APEC: saiba mais sobre a Cooperação Econômica Ásia-Pacífico

    Para fortalecer a economia da Oceania, Américas e alguns tigres asiáticos, a APEC foi criada.

    Por isso, é importante conhecer mais a fundo a Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico, conhecida também como APEC.

    O que é a APEC?

    APEC é a sigla para Asia-Pacific Economic Cooperation, que pode ser traduzido livremente como Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico. Basicamente, a cooperação funciona como um bloco econômico que engloba 21 diferentes nações.

    Entre elas, estão países da Ásia, Oceania, América do Norte, América Central e América do Sul.

    Os países participantes do bloco que não fazem parte da Ásia, são banhados pelas águas do Oceano Pacífico. É justamente dai que surge o nome de um dos principais blocos econômicos do mundo.

    Ao todo são 21 países participantes e, entre as economias mais significativas, estão:

    • Estados Unidos da América;
    • Canadá;
    • Austrália;
    • Japão;
    • Coréia do Sul;
    • Nova Zelândia;
    • Tailândia;
    • Rússia;
    • Chile;
    • Vietnã;
    • China;
    • Peru;
    • Entre outros países.

    Conhecer os blocos econômicos, assim como a APEC, é fundamental para o investidor que busca alternativas no exterior. Quer começar a investir em outros lugares do mundo? Então baixe o Ebook Investindo no Exterior, elaborado pela Suno Research.

    Qua o objetivo da APEC?

    Assim como todos os blocos econômicos, o grande objetivo da APEC é fortalecer as economias dos seus países membros, incentivando a troca e negociação entre os próprios países.

    Para alcançar os objetivos, algumas medidas foram implementadas pela APEC e nações participantes:

    Alguns economistas acreditam que para os países desenvolvidos, o acordo é extremamente favorável e traz grandes contribuições econômico-financeiras, por outro, para os países subdesenvolvidos, sobretudo as economias africanas, sul-americanas e asiáticas, o acordo acaba não sendo tão vantajoso.

    Os economistas argumenta que, para esses países, mesmo com incentivo para a exportação, suas indústrias e economias ainda continuam extremamente dependente dos países mais desenvolvidos.

    Dados sobre a Cooperação Econômica Ásia-Pacífico

    A APEC é um dos principais blocos econômicos do mundo, ficando atrás da União Europeia, conhecida internacionalmente como o principal bloco econômico do mundo.

    O PIB da união europeia, sobre os valores do ano de 2020, é aproximadamente igual a 16,5 trilhões de Euros, enquanto o PIB da APEC é avaliado, para valores do mesmo ano, em aproximadamente U$ 18 trilhões.

    Se feita a conversão cambial de euro para dólar, o PIB da união europeia supera o da APEC, atingindo a marca de aproximadamente U$19,5 trilhões.

    Além dos impressionantes números em relação ao Produto Interno Bruto, a APEC também surpreende nos quesitos exportações e importações, ficando atrás apenas da UE.

    É importante ressaltar que, no agregado do bloco, a APEC é o que possui a maior população do mundo. Afinal, é um bloco econômico que possui países como os Estados Unidos e a China na sua composição. Países que contribuem fortemente para esse número.

    Esse artigo te ajudou a conhecer melhor a APEC? Deixe comentários e possíveis dúvidas no espaço abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *