XP (XPBR31) é resiliente para enfrentar cenários econômicos adversos, avalia CEO
|
O CEO da XP Inc. (XPBR31; NASDAQ: XP), Thiago Maffra, avalia que a companhia possui um modelo de negócios resiliente para enfrentar cenários econômicos adversos, incluindo contextos de juros elevados. Durante uma coletiva de imprensa na Expert XP, nesta sexta-feira (25), Maffra destacou que a instituição financeira vem trabalhando em três pilares ao longo dos últimos anos para reforçar a solidez da operação.

De acordo com o executivo, o pilar de investimentos foi a grande base na companhia. No entanto, os produtos cross-sell, como seguros, contas bancárias e cartões, e os serviços de banco de atacado também contribuíram para que a XP atingisse o nível de maturidade atual.
“A gente construiu um banco de atacado do zero em 5 anos, que hoje faz algo próximo de R$ 5 bilhões por ano. Então, a gente tem um business muito diversificado”, comentou o executivo.
Projeções para XP (XPBR31)
Ainda durante a coletiva, o executivo destacou que, apesar da estratégia conservadora, a XP segue apresentando números consistentes. “A gente tem um negócio que quando vai mal, cresce entre 15% a 20%. Quando vai bem, cresce acima de 30%”, comenta ele.
De acordo com Maffra, a instituição financeira deve entregar neste ano um Retorno sobre o Patrimônio (ROE) ao redor de 25%. Segundo ele, é possível esperar que o ROE suba ainda mais ao longo dos próximos anos.
Além disso, o CEO da XP destacou que a empresa possui um índice de Basileia “sobrando”. Este indicador é utilizado para medir a saúde financeira de uma instituição financeira, indicando a capacidade de cobrir perdas por meio do próprio capital.