XP (XPBR31) investe em neutralização total das emissões de carbono e luta contra o desmatamento ilegal da Amazônia

Seguindo a agenda de sustentabilidade de estratégia ESG, a XP Inc. acelera o seu projeto de neutralizar 100% das suas emissões de carbono na floresta Amazônica. Através da compra de créditos de carbono, a XP (XPBR31) decidiu investir no projeto ABC Norte REDD, da Future Carbon Group. A climate business brasileira impulsionou a financeira na descarbonização total de suas emissões de gases de efeito estufa do ano de 2022.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Localizado no município de Portel, Pará, o projeto ABC Norte REDD tem como objetivo evitar o desmatamento ilegal em uma área de mais de 140 mil hectares da floresta Amazônica. No primeiro trimestre de 2023, o projeto conseguiu evitar mais de 400 toneladas de emissões de CO2. A previsão é de que, ao longo dos próximos 30 anos, mais de 27 milhões de toneladas de gases do efeito estufa sejam evitadas.

O sócio-diretor Jurídico da XP Inc., Fabrício da Cunha Almeida, ressalta a importância desses objetivos para a financeira:

“O tema da sustentabilidade é fundamental para nós e continuamos buscando novas maneiras de neutralizar nossa pegada de carbono. Para entregar as melhores soluções para nossos clientes precisamos ir além e entender de que forma essas soluções deixam um legado positivo para nossa sociedade.”

Projetos da Future Carbon e XP Inc. no Brasil

Selos como o VCS (Verified Carbon Standard) e CCB Standards (Climate, Community and Biodiversity Standards), conquistados pelo projeto ABC Norte REDD, são indicadores fortes da integridade do projeto. A preocupação do grupo não fica restrita à flora, mas também abraça a fauna e se preocupa com a manutenção de espécies ameaçadas de extinção, como a onça-pintada, o macaco-de-cheiro-comum e a raposa.

“Quando empresas comprometidas com a sustentabilidade, como a XP, decidem apoiar um projeto desse, estão diretamente investindo na preservação da Amazônia e em toda forma de vida que existe ali,” comenta Fábio Galindo, CEO da Future Carbon.

Mudando de região, em Parnaíba, no Piauí, a XP também investe em outro projeto da Future Carbon. O Porto do Delta Wind Power Plant CDM (MDL), uma usina eólica com potencial de 30,8 MW de capacidade instalada, que fornece energia limpa ao Sistema Interligado Nacional.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Como a XP Inc. assinou um acordo com a sustentabilidade

Como parte de seu compromisso com a sustentabilidade, a XP Inc. se tornou signatária do CDP (Carbon Disclosure Product) desde 2020 e aderiu ao PCAF (Partnership for Carbon Accounting Financials) em 2022. Essas iniciativas internacionais visam quantificar e tornar transparentes as emissões de gases do efeito estufa financiadas por empréstimos e investimentos. Dessa forma, a XP se comprometeu a divulgar as emissões de suas empresas parceiras em até três anos e compartilhar experiências e metodologias alinhadas aos objetivos do Acordo Climático de Paris.

Fabio Simabukuro Cruz, head de ESG & Risco Social, Ambiental e Climático da XP Inc. calcula que as emissões de carbono financiadas entre 2021 e 2022 caíram em 24%, “apesar do crescimento da nossa carteira de crédito”. Ele acrescenta: “Isso fez com que a intensidade média de emissões por R$ 1 milhão em operações de crédito diminuísse para 9,2 toneladas de carbono.” Para Fábio, é o “resultado de uma boa gestão dos ativos e planejamento de risco climático. Conseguimos crescer em carteira e ao mesmo tempo, melhoramos sua qualidade climática.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Camila Paim

Compartilhe sua opinião