XP recomenda compra da Raízen (RAIZ4) e vê upside de 40%

A XP iniciou a cobertura já com a recomendação de compra das ações da Raízen (RAIZ4) com potencial de valorização (upside) de 40% devido ao cenário nacional e internacional no segmento de açúcar e álcool.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

A corretora atualizou sua perspectiva de oferta e demanda do setor de açúcar e álcool, uma vez que a produção brasileira de açúcar deve aumentar menos do que o esperado. Além disso, citou a tendência mundial do setor de energia, com a tentativa contínua de deixar os combustíveis fósseis para trás.

Com isso, na análise da XP, a Raízen deve ser a mais preparada e impactada positivamente nesse cenário.

“Sendo player com mix de açúcar e álcool a distribuidora de combustíveis, a Raízen está aproveitando a tendência positiva de curto prazo com preços mais altos de açúcar e etanol, o que impulsionou seu top (receitas) e bottom line (lucro líquido) na temporada 2021/22 e também deve ser positivo para 22/23″, informou o relatório.

O principal otimismo da XP está na capacidade de opcionalidade e arbitragem que a Raízen está construindo por meio de outras fontes renováveis de energia. Para a corretora todas elas poderiam ter um papel transformador na empresa conforme o processo de transição energética em curso em todo o mundo avança.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/05/6cd60e56-banner-home-3.jpg

Com isso, a recomendação é de compra das ações da Raízen e o preço-alvo é de R$ 9,60m upside de 40%.

Além da perspectiva futura, o histórico da companhia anima os especialistas da corretora.  “Devido ao seu DNA comercial, não só a produção própria foi impactada positivamente, mas também a operação de revenda, uma vez que a empresa também comercializa etanol e açúcar de outros players, proporcionando mais uma fonte de receita e um entendimento mais profundo da dinâmica do mercado.”

Cotação da Raízen

Hoje, por volta das 10h20, a Raízen era negociada a R$ 6,86, com queda de 1,58%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião