XP espera que Itaú (ITUB4) aumente distribuição dos seus lucros

Em novo parecer sobre o Itaú (ITUB4), analistas da XP destacaram que possuem expectativas de que a companhia aumente seu patamar de distribuição de lucros.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Atualmente a XP tem recomendação de compra para as ações do Itaú, com preço-alvo de R$ 42. Os papéis ITUB4 são negociados pouco abaixo de R$ 34 em bolsa.

“O Itaú anunciou recentemente dividendos extraordinários e um programa de recompra de ações, o que nos levou a aumentar nossas estimativas de distribuição de lucros para o futuro”, diz a casa.

“Apesar do guidance conservador para 2024, acreditamos que o Itaú está bem posicionado para superar algumas das estimativas, especialmente em termos de crescimento da carteira”, completa.

Os analistas resumem a teste otimista em quatro pontos:

  • Melhora nos NPLs, abrindo caminho para menores provisões
  • Atividades mais aquecidas nos mercados de capitais
  • Espaço para o banco continuar melhorando sua eficiência;
  • Recuperação significativa no ROE da unidade de varejo, enquanto o ROE da unidade de atacado permanece estável ou ligeiramente abaixo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Os analistas ainda acrescentam que a “próxima batalha” do banco deve ser relativa aos custos.

“Com a recente melhora na rentabilidade dos neobanks, está se tornando cada vez mais claro que o surgimento desses concorrentes definitivamente mudará a dinâmica competitiva. O modelo de negócios dos novos players mostrou que é possível escalar o negócio bancário sem a necessidade de uma estrutura física tão grande”, diz a casa.

“Nesse sentido, vemos os investimentos em transformação cultural e digital feitos pelo Itaú nos últimos anos como capazes de posicionar o banco como o incumbente mais preparado para reduzir custos sem perder eficiência operacional, o que deve permitir que ele (pelo menos) mantenha seu nível de ROE mesmo em um ambiente mais competitivo”, conclui.

Desempenho das ações do Itaú

Cotação ITUB4

Gráfico gerado em: 29/02/2024
1 Ano

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião