XP lança dois fundos para investir em suas ações nos EUA

A XP Investimentos lançou, nesta quarta-feira (11), dois fundos para investidores que querem comprar suas ações no Brasil. Ambos têm aplicação mínima de R$ 500.

Baixe o relatório gratuito da SUNO sobre o IPO da XP Investimentos 

O fundo Trend XP Inc FIC FIA IE destinará 100% de seu patrimônio para ações da companhia que estão listadas na Nasdaq. Por questões regulatórias, o fundo será voltado somente a investidores qualificados (com pelo R$ 1 milhão em aplicações financeiras).

Já o outro fundo, o Trend XP Inc Balanceado FIC FIM, será destinado ao público geral e terá 20% investido nas ações da empresa e os outros 80% em renda fixa, por meio do fundo Trend DI Simples FIRF.

A taxa de administração dos dois fundos será de 0,05% ao ano e o prazo de resgate de oito dias.

Os fundos estarão disponíveis nas plataformas da XP e da Rico, com proteção cambial (hedge). Desta forma, o investidor estará se expondo apenas à variação de preço das ações da XP, sem a interferência da moeda norte-americana.

Lemann comprou ações da XP

O executivo Jorge Paulo Lemann comprou ações da XP Investimentos na oferta pública inicial de ações (IPO) da corretora, realizada nesta quarta (11). A informação foi divulgada por fontes familiarizadas com o assunto.

De acordo com as fontes, o executivo utilizou um fundo próprio para comprar as ações da empresa. Assim, Lemann obteve os papéis antes que eles fossem ofertados na Nasdaq, bolsa de valores dos Estados Unidos.

Saiba mais: Jorge Paulo Lemann compra ações da XP Investimentos em IPO, dizem fontes

Não se sabe ainda quanto o executivo comprou da corretora. Uma das fontes salientou que a operação não envolveu a 3G Capital, empresa de private equity fundada por Lemann.

Segundo uma fonte que participou da operação, os investidores estrangeiros foram responsáveis por adquirir 45% da oferta. As empresas Fidelity, Durable e BlackRock estiveram entre os principais compradores dos papéis.

Os investidores pessoas físicas nos Estados Unidos adquiriram 5% dos papéis.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Já os fundos brasileiros foram responsáveis por adquirir 25% das ações da XP. Os bancos Goldman Sachs e JP Morgan, que coordenaram a oferta, buscaram reduzir esta participação, pois afirmaram que os investidores locais tendem a se desfazer das ações mais rapidamente que os estrangeiros.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião