Xiaomi é banida e não poderá receber investimentos de americanos

A gigante chinesa do ramo de smartphones Xiaomi se tornou a nova companhia de tecnologia do país asiático alvo do presidente americano Donald Trump. Ela se junta agora à lista de empresas que não podem receber investimentos oriundos dos Estados Unidos, junto com a China Telecom, China Mobile e China Unicom.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A acusação do governo dos Estados Unidos é de que a Xiaomi estaria utilizando capital levantado no país para financiar o desenvolvimento de tecnologias para as forças armadas chinesas.

Além da Xiaomi, o governo americano proibiu investimentos em outras oito empresas, todas com supostas  conexões com o exército do país. As autoridades ainda proibiram a estatal China National Offshore Oil Corporation de adquirir qualquer tecnologia de companhias estadunidenses.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A Xiaomi está listada na bolsa de Hong Kong, não nos Estados Unidos, mas, mesmo assim, não conseguirá mais receber aportes de fundos americanos.

“O Departamento de Defesa americano está decidido a combater a estratégia de desenvolvimento da Força Militar-Civil da República Popular da China (RPC), que apoia as metas de modernização do Exército de Libertação do Povo (PLA)”, afirmou a declaração.

Segundo os americanos, a Xiaomi seria uma das empresas e universidades aparentemente civis que estão adquirindo e desenvolvendo tecnologias militares.

Xiaomi nega acusações de envolvimento em atividades militares

Em resposta, a Xiaomi negou as acusações. “A companhia reitera que provê produtos e serviços para civis e para o comércio. A Xiaomi não é controlada ou possuída por militares chineses e nem é uma companhia comunista”, afirmou em nota.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

O presidente Donald Trump vem em uma ofensiva contra companhias chinesas em suas movimentações finais no cargo. Segundo comentários, o intuito é forçar o democrata a Joe Biden a ter de lidar com o assunto assim que assumir.

A Xiaomi afirmou ainda que tomara as medidas apropriadas para defender os seus interesses e de seus acionistas. Suas ações fecharam em queda de mais de 10% após a notícia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião