WhatsApp: Meta (M1TA34) aposta em app como fonte de receita no Brasil

A Meta Platforms (M1TA34), dona do WhatsApp, Facebook e Instagram, informou que o serviço de mensagens lançará um recurso de pesquisa sobre informações corporativas no Brasil. Além disso, o app testará uma ferramenta de pagamentos no país. A aposta das empresas é tornar mensagens comerciais em uma nova fonte de receita.

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O Brasil é um dos maiores mercados para o WhatsApp e será o primeiro país a ter acesso às novas ferramentas.

O recurso permitirá que os usuários encontrem empresas com contas comerciais no WhatsApp, facilitando o acesso a chats de atendimento ao cliente, informou a Meta. Da forma como funciona atualmente, usuários precisam adicionar um número de telefone aos contatos ou clicar em um link em uma plataforma separada para abrir um chat com uma empresa.

Além do Brasil, o serviço será introduzido na Indonésia, México e Reino Unido.

O WhatsApp também testará uma ferramenta de pagamentos com empresas locais, o que possibilitará transações pelo app com cartões de crédito ou débito. A empresa iniciou o projeto piloto de modelo de compras de ponta a ponta por meio do serviço de mercearia online indiano JioMart.

Atualmente, apenas na Índia e no Brasil, pagamentos pessoais podem ser enviados por meio do WhatsApp.

WhatsApp no foco com publicidade enfraquecida

O negócio envolvendo publicidade da Meta estagnou em 2022. A empresa foca, agora, em impulsionar mensagens corporativas no WhatsApp, visando alternativas para fontes de receita.

A holding experimentou sua primeira queda anual de receita. Como parte da crise que enfrenta, na última semana demitiu 11 mil funcionários.

Em 2014, a Meta surfou na popularidade do WhatsApp e decidiu adquirir o aplicativo, em uma operação de US$ 22 bilhões na época. Contudo, até então, o app contribuiu com apenas uma parcela pequena para a receita total da companhia.

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Beatriz Boyadjian

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