Weg (WEGE3): BTG avalia notícia sobre paralisação de produção de turbinas eólicas e define recomendação para as ações

Em seu relatório mais recente sobre a Weg (WEGE3), após questionamento por parte de investidores, o BTG Pactual (BPAC11) comentou sobre uma matéria veiculada pelo jornal Valor Econômico de que a fabricante de equipamentos catarinense vai paralisar temporariamente a produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Segundo a publicação, a paralisação de produção de turbinas eólicas da Weg se dará a partir do segundo semestre de 2024, e tem como motivo a baixa demanda por equipamentos no Brasil, associada à sobre oferta no mercado de energia.

Ao Valor, o diretor superintendente da Weg Energia, João Paulo Gualberto da Silva, explicou que o setor passa por dificuldades e há mais de um ano nenhuma fabricante fecha contrato no Brasil.

Ainda de acordo com o jornal, o executivo informou que a empresa não precisará demitir funcionários, já que o negócio de energia eólica da Weg representa pouco dentro do portfólio da companhia.

Disse também que apesar da produção interrompida, a fábrica da Weg continua produzindo geradores, motores e turbinas hidráulicas para negócios relacionados a outros projetos, e o pessoal deve ser realocado para outras áreas.

Setores passarão por ajuste em 2024, mas devem se recuperar em 2025, diz BTG

Em relatório, o BTG Pactual lembrou que a Weg já estava esperando uma desaceleração no segmento de turbinas eólicas. A participação no mercado nacional caiu nos últimos dois anos. Para o banco, os setores de energia eólica e solar passarão por um fase de ajuste em 2024, mas espera que eles se recuperem a partir de 2025.

Sobre a continuidade da produção de equipamentos, a casa ressalta que esta é a mesma estratégia adotada pela Weg no ciclo 2019-20, quando o segmento de energia eólica também passava por uma desaceleração temporária.

“Esta solução reforça uma das principais vantagens competitivas da Weg: a capacidade de mudar rapidamente seu foco de produção para outros segmentos, alocando capacidade para setores mais fortes com alocação mínima de capital. As vendas mais baixas de turbinas eólicas este ano já refletem o crescimento mais fraco esperado para a empresa em 2024″, acrescentam os analistas do banco.

A recomendação do BTG para as ações da Weg é neutra, com preço-alvo pata doze meses definido em R$ 50.

Nesta quarta os papéis da Weg caem 1,03% no intradia, cotados a R$ 38,38.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Giovanni Porfírio Jacomino

Compartilhe sua opinião