Volkswagen avalia venda da Lamborghini, Bugatti e Ducati, diz agência

A fabricante alemã Volkswagen avalia colocar à venda suas marcas Lamborghini, Bugatti e Ducati, adquiridas pelo grupo ao longo dos anos. As informações foram publicadas nesta quinta-feira (1) pela agência “Reuters”.

De acordo com a publicação, o grupo Volkswagen deverá discutir em uma reunião prevista para novembro uma estratégia com o objetivo de dobrar seu valor de mercado para 200 bilhões de euros. Os planos poderiam incluir parcerias de tecnologia com Lamborghini, Bugatti e Ducati, uma reestruturação e outras opções, incluindo a venda das marcas.

A companhia irá estudar se possui recursos para investir no desenvolvimento de plataformas elétricas para as três marcas e se tem capital para continuar os investimentos em sua própria eletrificação ao mesmo tempo. O grupo também não sabe se vale a pena realizar aportes para eletrificar a frotas dessas empresas, visto que algo desse gênero poderia levá-las a perdes o apelo.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Estamos constantemente olhando para o nosso portfólio de marcas, isso é particularmente verdadeiro durante a fase de mudança fundamental em nosso setor”, afirmou o presidente do Grupo Volkswagen, Herbert Diess.

Volkswagen estuda listagem da Lamborghini

Além disso, ainda de acordo com a agência “Reuters”, a montadora alemã considera a possibilidade de listar a Lamborghini no mercado. Segundo a reportagem, ainda não há detalhes sobre uma possível abertura de capital da empresa italiana, porém a expectativa é de que a Volkswagen detenha uma participação majoritária depois da listagem.

A companhia alemã entrou em contato com bancos e potenciais investidores para avaliar uma potencial operação da marca no mercado de capitais. A Volkswagen planeja tornar a Lamborghini mais independente e discutir acordos de financiamento de longo prazo, conforme a agência.

Com o acordo para venda da Lamborghini, Bugatti e Ducati, em vista da aceleração da produção de veículos elétricos, uma parceria com empresas de tecnologia poderia leva a reestruturação ou mais listagens.

O diretor-presidente da Volkswagen ainda declarou que a companhia vai anunciar “um importante passo estratégico” ainda em 2020 para se manter relevante no segmento de veículos elétricos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião