Vladimir Putin vence eleições na Rússia e iniciará 5º mandato como presidente

Vladimir Putin venceu mais uma eleição na Rússia e será o presidente do país por um período adicional de pelo menos 6 anos. A leitura preliminar apontou um total de 87,4% dos votos favoráveis ao atual mandatário.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

O resultado das eleições na Rússia de 2024 supera o recorde registrado no ano de 2018, quando Vladimir Putin obteve 77% dos votos.

De maneira preliminar, a participação dos eleitores nas eleições presidenciais na Rússia foi de 74,22%, o que representa o maior patamar desde 1991, quando Boris Yeltsin virou presidente do país depois do fim da União Soviética.

No ano de 2018, as eleições russas tiveram uma participação de 67,5%. Apesar disso, uma quantidade mínima de 6 regiões do país aponta que a participação dos eleitores ficou acima dos 90%.

Putin é a pessoa que liderou a Rússia durante mais tempo desde Josef Stalin. Com cerca de 25 anos no poder, Putin iniciará agora o seu 5º mandato como presidente.

Em regiões ocupadas pela Ucrânia, a Rússia também teria organizado a realização das eleições. Segundo o governo, a participação nesses locais ficou acima dos 80%, embora desde o momento em que essas áreas foram invadidas, muitos acabaram deixando os locais.

Contexto da eleição de Vladimir Putin

A eleição de Vladimir Putin acontece em um momento de continuidade dos conflitos da guerra contra a Ucrânia, que dura há mais de 2 anos.

No contexto da guerra, a Rússia vive um momento mais favorável que em outros momentos, visto que a Ucrânia está enfrentando um certo atraso no envio de auxílio militar dos países aliados, incluindo europeus e os americanos.

Nas últimas semanas antes da eleição na Rússia, a Ucrânia iniciou uma campanha de ataque com drones. A investida foi contra diversas estruturas russas relevantes, como refinarias de petróleo, por exemplo.

Durante entrevista na televisão na semana anterior, Vladimir Putin negou que há perspectiva de interromper a guerra nesse momento, visto que uma paralisação nos conflitos poderia dar oportunidade para retomada de forças da Ucrânia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

João Vitor Jacintho

Compartilhe sua opinião