Via Varejo (VVAR3) informa que pagou os aluguéis de março de suas lojas

A Via Varejo (VVAR3) informou em nota na última sexta-feira (17) que pagou os aluguéis de março em todas as suas lojas. A informação foi divulgada pela varejista após a notícia que estava renegociando o aluguel de suas unidades.

“A companhia esclarece ainda que todos os aluguéis referentes ao mês de março foram pagos ou estão em trâmite para pagamento, incluindo eventuais descontos negociados com os respectivos proprietários, sem prejuízo de continuarem sendo tomadas as medidas necessárias visando a renegociação ou diferimento dos aluguéis relativos a meses subsequentes”, informou a Via Varejo no documento.

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais.

Na nota, a Via Varejo confirmou estar analisando a renegociação e o eventual adiamento do pagamento dos aluguéis de todas suas lojas físicas para preservar o caixa da empresa. Todas as unidades da varejista estão fechadas por causa da quarentena provocada pelo coronavírus (covid-19).

A controladora das Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.com, tenta reduzir significativamente os custos em meio a uma queda de cerca de 50% nas receitas. A Via Varejo possui cerca de 1.000 lojas físicas.

O próprio Michael Klein, principal acionista, também é dono de alguns prédios físicos (em geral, bem localizados) que lojas do grupo como inquilinos. Ele também deve reduzir o valor do aluguel à empresa.

O SUNO Notícias apurou que, na reunião entre os executivos que definiu o plano de redução de custos, houve um certo mal estar em levar o pedido de redução de aluguel ao controlador da varejista. Klein, porém, deve aceitar a redução dos vencimentos sem maiores problemas.

Saiba mais: Via Varejo (VVAR3) pede suspensão de aluguéis de lojas por coronavírus

O valor da economia com as despesas com aluguel deve ser de R$ 80 milhões, segundo informou a “Reuters”. A empresa havia suspendido as atividades em todas as lojas no País.

Outro ponto levantado em reuniões diz  respeito ao socorro do governo para as varejistas é um ponto de esperança à Via Varejo.

Executivos afirmam, porém, que não é possível contar com nenhum apoio imediato, vide que setores ainda mais afetados pela crise, como o aéreo, ainda não tiveram nenhuma medida concreta anunciada por parte do governo federal.

Crise do coronavírus atingiu Via Varejo

A crise causada pelo coronavírus (covid-19) atingiu a operação da Via Varejo em cheio. A varejista vinha buscando um turna round, após a operação voltar ao controle da família Klein.

Saiba Mais: XP reduz participação acionária para 2,9% na Via Varejo (VVAR3):

A Via Varejo, ainda muito dependente das vendas em lojas físicas, vinha buscando uma participação maior nas vendas online, mas ainda tinha dificuldades para concorrer nesse segmento, principalmente contra players mais estabelecidos, como a Magazine Luiza.

Com o advento da crise do coronavírus, a companhia tenta acelerar a transição, para conseguir um peso maior nas vendas realizadas pela internet.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Além da mudança, a companhia também enfrentou dificuldades gerenciais, como uma investigação acerca de fraudes cometidas por executivos nos balanços da varejista. O caso, revelado em primeira mão pelo SUNO Notícias, encontrou irregularidades que impactaram a empresa em cerca de R$ 1 bilhão.

O bom resultado na Black Friday animara o comanda, mas a queda drástica na demanda, já que as pessoas não saem de casa, deve atingir de maneira forte o balanço da Via Varejo.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião