Vendas de Natal em shoppings crescem 5,5% em 2018

As vendas de Natal em shoppings centers cresceram 5,5% no País neste 2018. A taxa se manteve dentro da expectativa do mercado, que era de 4% a 6%.

Os dados do aumento nas vendas de Natal nos shoppings são da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). O levantamento foi feito com 400 empresas em 30 mil pontos de venda pelo Brasil.

Confira os segmentos mais procurados nas compras de Natal:

  • Moda feminina: 55%
  • Calçados: 32%
  • Cosméticos: 31%

Por último, ficaram os eletrônicos e eletrodomésticos, com 6%. Os telefones celulares ficaram com apenas 12% – costumavam ter uma participação maior.

Se tirada a inflação, entretanto, o crescimento ficou menor do que em 2017. A alta de faturamento real foi de 1,5%. No ano passado, o crescimento nominal foi de 5%, mas a alta real foi de 2%.

Saiba mais: Retrospectiva 2018: principais fatos que impactaram a economia do Brasil

Apesar do crescimento mais baixo em termos reais, a Alshop avalia o desempenho como bom, principalmente num ano com a greve dos caminhoneiros e as eleições. No total, as vendas em shoppings em 2018 tiveram crescimento de 6%.

Existem atualmente 754 shoppings funcionando no Brasil. Ao longo do ano, 19 foram fechados e a construção de seis deles foi adiada. Além disso, há 28 shoppings em construção, que devem ser inaugurados nos próximos dois anos.

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião