BTG projeta alta do varejo e recomenda compra para Mateus (GMAT3) e Assaí (ASAI3)
O BTG Pactual divulgou relatório com análises sobre o desempenho de dois grandes nomes do varejo de alimentos – comumente chamados de Atacarejo. Os grupos Mateus (GMAT3) e Assaí (ASAI3) tiveram sua recomendação de compra mantida pelos analistas, que projetam crescimento no lucro líquido e no EBITDA, com reflexo direto no preço-alvo das ações.

A projeção para o Assaí (ASAI3) é de uma geração de caixa (FCFE) de R$ 1,5 bilhão em 2026, implicando em um yield de 10%. Os analistas, contudo, explicam, que devido à elevada alavancagem, o fluxo de caixa livre segue como a métrica mais importante a ser avaliada.
A possível queda nas taxas de juros deve impulsionar a companhia, de acordo com o BTG, que revisou suas estimativas de EBITDA em 1% e de lucro líquido para 2% nos próximos três anos. O preço preço-alvo das ações para este ano saltou de R$ 9 para R$ 14.
No caso do Grupo Mateus (GMAT3), as projeções tanto para o EBITDA quanto para o lucro líquido são 2% acima do modelo anterior. O preço-alvo das ações salta de R$ 9 para R$ 10. Esses números são avalizados pelo crescimento da área de lojas (14%/ano nos próximos quatro anos), que a faz líder do setor neste quesito.
Sua participação nas regiões Norte e Nordeste, que ainda são pouco exploradas pelas grandes redes nacionais, faz com que o Grupo Mateus obtenha um destaque relevante no setor e siga com seus papéis cada vez mais atrativos.
BTG projeta segundo trimestre
Para os analistas do BTG, o setor de varejo de alimentos deve oferecer uma combinação sólida de aceleração da receita líquida e ganhos de margem no segundo trimestre deste ano.
Essa projeção está baseada no desempenho das companhias em relação a dois itens: aceleração da receita líquida e ganhos de margem.
O Grupo Mateus continua se destacando como uma tese de crescimento no setor, com a CAGR de vendas cravando 16% entre 2024 e 2027.
O Assaí, por sua vez, destaca-se como gerador de caixa livre, com um yield estimado de 10% em 2026, o que a coloca entre as mais elevadas do varejo nesse indicador.