Vale (VALE3) passa a ter peso de 15% na carteira ‘Top 10 Ações XP’

A XP informou nesta segunda-feira (1) algumas mudanças relacionadas a sua carteira ‘Top 10 ações XP’. Segundo a companhia, a Vale (VALE3) passará a ter peso de 15% na carteira, ante 10%. Ao mesmo tempo, o peso da Omega (OMGE3) cai de 10%, para 5%. Em fevereiro deste ano, a carteira teve queda de 0,6%, enquanto o Ibovespa caiu 4,4%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Além disso, a Klabin (KLBN11) entra da carteira Top 10 ações da XP, enquanto a Ambev (ABEV3) diz até logo. A companhia destacou que embora a Ambev tenha registrado um forte desempenho no quarto trimestre, com o crescimento nas vendas de cerveja no Brasil, “as perspectivas de curto prazo para a empresa podem parecer incertas para o mercado, uma vez que a vacinação no Brasil não está avançando tão rapidamente quanto o esperado e bares e restaurantes ainda estão tentando retomar suas operações”.

O relatório ainda citou que o câmbio e os preços mais altos das commodities devem pressionar as margens da Ambev.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Por outro lado, a XP explicou que adicionou a Klabin, pois estão ‘otimistas’ por acreditar que a  exportadora de papéis está bem posicionada no setor e deve se beneficiar de um cenário macro positivo com a retomada da economia.

Em relação ao aumento do peso das ações da Vale, a companha cita as perspectivas positivas no médio prazo. ” Acreditamos que a manutenção da demanda por minério de ferro na China em 2021, impulsionada pelos estímulos econômicos no país, além da recomposição dos estoques de aço, deva sustentar os preços de minério em patamares altos ao longo do ano”, completa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Já a redução do peso da Omega aconteceu visando reduzir a exposição da carteira ao setor elétrico, “devido ao cenário atual de volatilidade da curva de juros futura”.

Carteira Top 10 ações XP

Confira como ficou a carteira Top 10 ações XP após as mudanças:

Carteira de dividendos

Em relação ao desempenho da carteira de ‘Top Dividendos XP’ em fevereiro, os dados apontam para uma queda de 6,5%. Confira as ações que fazem parte da carteira:

  • Copel (CPLE6), com peso de 20%
  • EDP (ENBR3), com peso de 20%
  • Engie (EGIE3), com peso de 20%
  • Taesa (TAEE11), com peso de 20%
  • Cesp (CESP6), com peso de 20%

Apesar da queda, neste mês, a XP não realizará nenhuma troca na carteira.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião