Vale (VALE3) conclui venda de participação na Indonésia
A Vale (VALE3) informou, na manhã desta sexta-feira (19), que venderá a sua participação de 20% na PT Vale Indonésia Tbk. O comprador será a PT Indonésia Asahan Aluminium, ou Inalum.
De acordo com o comunicado da companhia, a venda será realizada por meio da subsidiária Vale Canada Limited, junto à Sumitomo Metal Mining Co. A transação ocorrerá devido à forças contratuais da Vale junto ao Governo da República da Indonésia.
Em outubro de 2014, a subsidiária indonesa fechou um aditivo contratual ao seu Contract of Work, estabelecido em 1996 com as autoridades da Indonésia, com vencimento para 2025. Entretanto, para que a companhia prorrogasse sua licença para operar além de 2025, é necessário que atinga determinados requisitos, incluindo a alienação de 20% das ações da PT Vale a algum dos participantes do país.
No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!
No comunicado, a Vale ressalta que a Indonésia desempenha um papel estratégico e de destaque na indústria global de níquel. A companhia avalia que a venda da participação representa um desenvolvimento importante na presença da companhia no país.
Dessa forma, a compradora, Inalum, é uma entidade estatal voltada para investimentos no setor de mineração e sua associação com a PT Vale “contribui significativamente para o desenvolvimento contínuo e à expansão operacional dos seus negócios na Indonésia”.
Entre os termos e condições do acordo, ficou estabelecido que, além da compra secundária de 20% das ações da empresa pela Inalum, a manutenção do controle financeiros e operacional da PT continuará com a Vale, “assim como a consolidação financeira e produção em suas demonstrações financeiras”.
Dos 20% alienados, 14,9% referem-se à controlada pela companhia brasileira e 5,1% são da Sumitomo Metal Mining. Ambas as empresas, juntas, permanecerão com uma participação de 59,3% na empresa.
Saiba mais: Vale espera retomada de mina no Canadá em julho
Pela venda da participação, a subsidiária da Vale receberá o equivalente a US$ 290 milhões (cerca de R$ 1,55 bilhão) em dinheiro após a conclusão da transação, esperada para ocorrer no final deste ano, após as aprovações regulatórias.