Vale (VALE3) inicia exportações de briquete verde, que pode reduzir em 12% as emissões de CO2

A Vale (VALE3) realizou o embarque de briquete verde para o primeiro teste internacional em alto-forno de um cliente nesta semana. O produto é um aglomerado de minério de ferro utilizado por siderúrgicas durante um processo anterior à fabricação do aço. A vantagem dele é a redução de 12% nas emissões de gás carbônico (CO2).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Anunciado em 2021 pela Vale, o briquete verde pode substituir os produtos tradicionalmente comercializados hoje para os altos-fornos, como o sinter, a pelota e o granulado. A solução é uma alternativa positiva para a indústria siderúrgica, que é uma das maiores contribuintes para as emissões de CO2 no mundo.

O diretor de desenvolvimento de produtos e negócios da Vale, Rogério Nogueira, afirmou que a partir dos testes industriais, é possível fortalecer a confiança dos parceiros estratégicos da companhia.

“Este é mais um marco importante no nosso caminho para fornecer soluções de baixa emissão de carbono para a indústria siderúrgica global”, disse.

Testes industriais

Segundo a Vale, o teste industrial será realizado no início de maio nas instalações de um cliente na Europa. Foram embarcadas 8 mil toneladas de briquete verde a partir do Porto do Açu, no litoral norte do RJ, em direção ao Porto de Roterdã, na Holanda.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

No Brasil, já foram testadas industrialmente 70 mil toneladas do briquete em seis diferentes altos-fornos, totalizando 126 dias de uso.

Para expandir as vendas do material, a Vale está construindo ainda duas plantas de briquete verde em Vitória, no Espírito Santo. A primeira delas deverá entrar em operação no final do primeiro semestre.

Cotação da Vale

As ações da Vale encerraram o pregão desta sexta-feira em queda de 0,88%, cotadas a R$ 78,81. Neste mês de abril, os papéis da mineradora tiveram uma desvalorização de 1,44%. Abaixo, confira em detalhes a performance da empresa no Ibovespa:

Cotação vale3

Gráfico gerado em: 14/04/2023
6 Meses

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Janize Colaço

Compartilhe sua opinião