Vale (VALE3) divulga novo desenho do Comitê Executivo; Luciano Siani deixará a empresa

A Vale (VALE3) aprovou o novo desenho do Comitê Executivo, com o objetivo de se adequar às mudanças estratégicas feitas nos anos anteriores, conforme comunicado divulgado ao mercado nesta quinta-feira (22).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Nesse sentido, a Vale trouxe simplificações relevantes para o seu portfólio, de modo a voltar suas atenções em negócios e localidades onde ela possua vantagens competitivas.

Um dos destaques foi a extinção da Vice-Presidência Executiva de Estratégia e Transformação de Negócios, assim com o anúncio de que Luciano Siani Pires deixará a empresa em janeiro de 2023.

Luciano atua na empresa desde 2008, em múltiplas áreas, incluindo a posição de Vice-Presidente Executivo de Finanças e Relações com Investidores (2012-2021). Ele foi responsável pelo desenho da estratégia da Vale para os próximos 20 anos.

A Vale destaca que apresentou avanços relevantes na sua agenda estratégica nos últimos anos. Ela diz que se posiciona “como líder na mineração sustentável e no fomento de soluções de baixo carbono, sempre mantendo sua disciplina e eficiência na alocação de capital”.

A Vice-Presidência Executiva de Soluções de Minério de Ferro, liderada por Marcello Spinelli, é criada para acelerar o desenvolvimento de produtos e de soluções inovadoras em minério de ferro.

Além disso, busca aperfeiçoar a estratégia de marketing do portfólio da Vale, visando criar valor substancial aos clientes, acionistas e sociedade no processo de descarbonização.

Com o objetivo de implementar o modelo de gestão da Vale no negócio de minério de ferro, é criada a Vice-Presidência Executiva de Operações, tendo como líder Carlos Medeiros.

A área pretende aprofundar a padronização de processos e promover mais segurança, estabilidade operacional, flexibilidade e eficiência crescentes para a produção da Vale.

Além disso, com o intuito de apoiar o desenvolvimento e a longevidade do portfólio, é criada a Vice-Presidência Executiva de Projetos, cujo líder é Alexandre Pereira.

A área tem dedicação exclusiva na implementação de projetos-chave no plano estratégico da Vale.

Visando reforçar a segunda linha de defesa e o modelo de gestão de riscos da Vale, além de seguir impulsionando a jornada de excelência técnica, é criada a Vice-Presidência Executiva Técnica.

A área incorpora as atribuições da atual Vice-Presidência Executiva de Segurança e Excelência Operacional e recebe também atribuições extras, como exploração mineral e inovação operacional, o que aumenta a concentração de competências técnicas.

A área será assumida por Rafael Bittar, atual Diretor de Geotecnia. Ele iniciou seus trabalhos na companhia em 2019. Segundo o comunicado, Bittar “avança com excelência no aprimoramento do modelo de gestão de barragens e rejeitos da Vale”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

João Vitor Jacintho

Compartilhe sua opinião