Vale (VALE3), CSN Mineração (CMIN3): queda do minério de ferro derruba ações na Bolsa

Os contratos de minério de ferro negociados na China atingiram seu menor níveis em quase dois meses, com preocupações do mercado com a desaceleração da economia chinesa e aumento global das taxas de juros. Nesta terça (10), a queda chegou a 7% em Dalian, para US$ 112,71. Já em Cingapura, as perdas foram de 3%, a US$ 123,45.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Com isso, empresas brasileiras que dependem da commodity tiveram forte queda em Bolsa:

Segundo analistas ouvidos pela Reuters, a queda no minério de ferro teve início com o aumento dos juros nos Estados Unidos, pelo Federal Reserve. A alta foi de 0,5 pontos percentuais, como já era esperado pelo mercado financeiro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

“Isso levou a um declínio significativo nos preços das commodities denominadas em dólares americanos, como o minério de ferro”, indicam analistas da GF Futures, em nota à Reuters.

Além disso, as medidas de tolerância zero da China em relação aos novos casos de Covid-19 colocam em dúvida o crescimento econômico do País em 2022. Novos lockdowns e isolamento social da população levantam temores sobre a demanda chinesa e os níveis de consumo de aço nos próximos meses.

A China é a maior produtora de aço bruto do mundo e também a maior importadora da commodity. Entre janeiro e abril deste ano, as importações já passaram por redução na ordem de 7,1% na comparação anual, equivalente a 354,4 milhões de toneladas, segundo dados da autoridade alfandegária.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Queda do minério de ferro e as empresas brasileiras

Para as empresas de commodities brasileiras ligadas ao minério de ferro, o boom visto nos últimos meses, com a cotação do produto nas alturas, pode estar chegando ao fim.

Analistas apontam preocupação com a demanda chinesa e as consequências para empresas como Vale, CSN Mineração, Usiminas e outras.

Em relatório, o BB Investimentos destacou que o PMI Industrial da China, em abril, recuou para 47,4 pontos. Trata-se do menor nível visto desde fevereiro de 2020, quando a pandemia chegava aos outros países e já assolava fortemente o gigante asiático.

Para os analistas, trata-se de um reflexo da expectativa de retração da atividade industrial no país diante dos lockdowns impostos pelo governo, o que ainda deve movimentar o preço do minério de ferro e o setor de mineração e siderurgia no Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Monique Lima

Compartilhe sua opinião