Vale (VALE3) diz que 30 de 39 trabalhadores já foram resgatados em mina no Canadá

Vale (VALE3) diz que 30 de 39 trabalhadores já foram resgatados em mina no Canadá
Prédio da Vale. Foto: Divulgação

A Vale (VALE3) atualizou o número de mineradores que já foram resgatados da mina Totten, no Canadá, após incidente que bloqueou a saída, no domingo, dia 26. De acordo com a companhia, 30 dos 39 trabalhadores já estão na superfície. Os demais funcionários estão sendo retirados.

Segundo o jornal canadense Toronto Star, o resgate está sendo por meio de uma escada que tem 553 metros espalhados por 1.776 degraus. Os mineiros da Vale começaram a escalada na segunda-feira, por volta das 18h.

O oficial de resgate da mina informou ao jornal canadense que o tempo de subida pode levar de seis a 10 horas, a depender do nível de fadiga de cada um.

Os 39 funcionários da Vale no Canadá estão presos no poço, que tem profundidade entre 900 e 1.200 metros, desde a tarde de domingo, após uma pá escavadeira se desprender no acesso à mina e bloquear sua saída. Quando o resgate começou, já faziam 35 horas que os trabalhadores estavam lá.

Segundo a Vale, no momento do incidente, os mineradores se dirigiram imediatamente às estações de refúgio como parte do procedimento padrão. “Não há relato de ferimentos e eles têm tido acesso a água e comida”, informou a companhia.

O primeiro mineiro conseguiu chegar à superfície no final da noite de segunda-feira, outros três durante a madrugada de terça e hoje cedo foram confirmados 20 resgatados.

A mina Totten fica localizada a 35 km a oeste de Sudbury, cidade da província de Ontário, no Canadá. As operações na mina iniciaram em 2014. Cerca de 200 funcionários trabalham no local, que produziu, no primeiro semestre deste ano, 3,6 toneladas de níquel.

No entanto, desde o acidente, a produção está paralisada e a Vale ainda está avaliando as medidas necessárias para retomar as atividades.

Última cotação da Vale

Às 12:12 desta segunda, a cotação da Vale apresentava queda de 3,31% no Ibovespa, com as ações VALE3 negociadas a R$ 76,18.

Já o ADR da Vale, na bolsa de Nova York, apresentava queda de 3,51% no mesmo horário, valendo US$ 14,03.

Com informações de Estadão Conteúdo. 

Monique Lima

Compartilhe sua opinião

Manual 10 passos essenciais para se tornar um investidor de sucesso. Baixe Grátis!

Baixar agora!