Vale (VALE3): 19 mineradores foram resgatados após acidente na mina Totten, no Canadá

A Vale (VALE3) já resgatou 19 mineiros dos 39 presos na mina subterrânea Totten, em Ontário, no Canadá. Os 20 que permanecem presos devem chegar à superfície “ainda nesta manhã”, informa a mineradora.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Segundo o jornal canadense Toronto Star, o resgate está sendo por meio de uma escada que tem 553 metros espalhados por 1.776 degraus. Os mineiros da Vale começaram a escalada na segunda-feira, por volta das 18h. O oficial de resgate da mina informou ao jornal canadense que o tempo de subida pode levar de seis a 10 horas, a depender do nível de fadiga de cada mineiro.

Os 39 mineiros estão presos no poço, que tem profundidade entre 900 e 1.200 metros, desde a tarde de domingo, após uma pá escavadeira se desprender no acesso à mina e bloquear sua saída. Quando o resgate começou, já faziam 35 horas que os trabalhadores estavam lá.

Para ajudá-los nessa escalada, a equipe de resgate montou um sistema de ajuda extra, para que os mineiros subam com mais segurança, informou o Toronto Star. “Temos arneses para os rapazes usarem e o que estamos fazendo é ajudá-los na evacuação, para que não caiam da escada”, disse Shawn Rideout, oficial de resgate de minas da Ontario Mine Rescue, ao jornal canadense.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

O primeiro mineiro conseguiu chegar à superfície no final da noite de segunda-feira, outros três durante a madrugada de terça.

Devido a extensão da escada e a fadiga dos mineiros pela falta de sono e de comida, há paradas para descanso a cada 100 metros. “Estamos dando um passo de cada vez para garantir que todos saiam com segurança”, disse Rideout.

O acidente na mina da Vale

O acidente na mina com a pá escavadeira aconteceu na tarde de domingo, dia 26. A Vale informou o ocorrido na segunda-feira. Em comunicado ao mercado, a mineradora informou que nenhum trabalhador ficou feriado e que todos estavam seguros nas estações de refúgio da mina de Totten.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

A reportagem do Toronto Star afirma que os mineiros tiveram acesso a alimentos, água e remédios entregues pelas equipes de resgate. Também relata que alguns conseguiram falar com familiares por meio do sistema de comunicação na instalação.

“Todos estão bem, todos estão de bom humor, não há relatos de feridos. Nosso plano é levá-los à superfície da mesma forma”, disse Rideout ao jornal.

A mina Totten fica localizada a 35 km a oeste de Sudbury, cidade da província de Ontário, no Canadá. As operações na mina iniciaram em 2014. Cerca de 200 funcionários trabalham no local, que produziu, no primeiro semestre deste ano, 3,6 toneladas de níquel.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

No entanto, desde o acidente, a produção está paralisada e a Vale ainda está avaliando as medidas necessárias para retomar as atividades.

Última cotação

Após o pregão de segunda-feira (27), a cotação da Vale subiu 1,26% no Ibovespa e fechou com as ações VALE3 negociadas a R$ 78,80.

Já o ADR da Vale, na bolsa de Nova York, apresenta queda de 0,83% na manhã desta terça, valendo US$ 14,42.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Monique Lima

Compartilhe sua opinião