Vale cria comitê para garantir segurança de barragens

A Vale (VALE3) criou um comitê para verificar as condições de segurança das barragens. O conselho de administração da mineradora aprovou na última sexta-feira (15) a criação do Comitê Independente de Assessoramento Extraordinário de Segurança de Barragens (CIAESB).

Saiba mais: VALE3: Análise sobre suas ações após o acidente em Brumadinho

A decisão é uma das medidas tomadas pela Vale após a tragédia provocada pelo rompimento da barragem de Brumadinho (MG). O comitê deverá assessorar o conselho da mineradora sobre questões ligadas as condições de segurança das barragens.

Saiba mais: Cotação do minério de ferro sobe na China após desastre de Brumadinho 

O comitê será composto por três membros externos a mineradora. A Vale divulgou os nomes dos integrantes do CIAESB:

  • Flávio Miguez de Mello, engenheiro civil com especialização em hidráulica, que vai coordenar o comitê;
  • Willy Lacerda, engenheiro civil
  • Alberto Fabrini, engenheiro mecânico

O CIAESB será encarregado de realizar diagnósticos, gerir e mitigar os riscos das barragens. Além disso, deverá recomendar medidas para reforçar as condições de segurança das barragens de rejeitos de minério de ferro da Vale.

Saiba mais: Operação policial prende oito funcionários da Vale 

Funcionários presos

Na última sexta-feira (15) oito funcionários da Vale foram presos acusados de serem responsáveis pela tragédia em Brumadinho. Quatro deles são gerentes – dois dos quais executivos – e quatro são integrantes de áreas técnicas.

O desastre de Brumadinho

A Barragem 1 de rejeitos da mina de Córrego do Feijão estourou no dia 25 de janeiro. A mina, localizada na área metropolitana de Belo Horizonte, é de propriedade da Vale.

Saiba mais: Fitch rebaixa nota de crédito da Vale de BBB+ para BBB- 

Segundo o Corpo de Bombeiros, ao menos 166 pessoas morreram e 165 estão desaparecidas.

O acidente gerou uma avalanche de lama, que liberou em torno de 13 milhões de metros cúbicos (m³) de rejeitos. A lama destruiu parte do centro administrativo da empresa em Brumadinho, e arrastou casas e até uma ponte.

A barragem rompida faz parte do complexo de Paraopeba. A mina é responsável por 7,3 milhões de toneladas de minério de ferro do terceiro trimestre de 2018. O volume corresponde a 6,2% da produção total da mineradora.

Saiba mais: Governo abre processo para investigar rompimento da barragem da Vale 

A Vale informou em nota o início de uma sindicância interna para apurar as causas do rompimento da barragem. “Os resultados preliminares foram compartilhados hoje com as autoridades federais e estaduais que estão acompanhando o caso”, informou a mineradora no documento.

Segundo desastre da Vale

Esse é o segundo desastre com barragem em que a Vale se envolve em três anos. Em 2015 ocorreu a tragédia de Mariana, com o rompimento da barragem da Samarco. Naquele desastre morreram 19 pessoas e a lama destruiu centenas de casas e construções.

A Samarco é controlada pela Vale e pela mineradora anglo-australiana BHP Billiton, cada uma com 50% das ações. As duas empresas produtoras de minério de ferro se tornaram alvo de ações na Justiça por conta do desastre. As pessoas afetadas ainda esperam por reparação.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião