Ícone do site Suno Notícias

Unipar (UNIP6): controladora aposta em expansão e M&A nas Américas e na Europa

Unipar: proposta pela Braskem ainda está de pé - Foto: Reprodução Instagram

Unipar - Foto: Reprodução Instagram

A Vila Velha, controladora da Unipar (UNIP6), se concentrará em oportunidades de crescimento com compras de ativos no Brasil e no exterior. O presidente do conselho de administração da química, Frank Geyer Abubakir, disse ao Valor Econômico que alvos na América e na Europa estão entre as opções a serem avaliadas.

A Vila Velha encerrou procedimentos relativos à análise de uma potencial de fusão e aquisição (M&A) envolvendo a Unipar, segundo fato relevante. A controladora disse que orientará a condução dos negócios da empresa para o crescimento e consolidação de mercado, tanto organicamente como por meio de aquisições que se mostrem oportunas.

De acordo com informações do Valor Econômico, o processo competitivo foi aberto em junho, após investidores terem manifestado interesse em adquirir a Unipar ou se fundir à companhia. Frank Geyer Abubakir revelou ter ouvido “boas propostas”, mas não se chegou ao valuation, tampouco um modelo de gestão que satisfizesse as partes.

O executivo explicou ao jornal que propostas previam um modelo de gestão compartilhada, que, na visão do empresário, não é saudável, dados os impactos negativos na eficiência e na sobrevivência do negócio.

“Levei mais de uma década para estruturar uma sucessão que não foi bem feita”, declarou Frank Geyer Abubakir. “Quando se cria um sistema sem convergência de interesses, abre-se espaço para política dentro do conselho e na própria administração.”

Unipar busca diversificação no Ocidente

Terminados os procedimentos, o presidente do conselho de administração da companhia afirmou que um dos focos é a diversificação geográfica, com expansão no Ocidente.

No fim do mês passado, o Valor Econômico reportou que a Unipar manifestou à Novonor (ex-Odebrecht) interesse em adquirir ativos da Braskem (BRKM5) no Polo Petroquímico do ABC. Essa seria uma estratégia da Unipar para conseguir acesso a eteno — hidrocarboneto que serve como matéria prima para a produção do PVC.

O movimento faz parte do processo de desinvestimento da Novonor na Braskem.

Cotação de UNIP6 nesta quarta (15)

Por volta de 14h50, a ação preferencial de classe B da Unipar (UNIP6) operava em alta de 0,19%, cotada a R$ 92,88.

Sair da versão mobile