Ultrapar (UGPA3) compra a NEOgás por meio de subsidiária

Compra foi feita pela Ultragaz e ainda depende de aval do Cade

A Ultrapar (UGPA3) fechou a compra da NEOgás por R$ 165 milhões por meio de sua subsidiária, a Ultragaz.

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Esse valor da compra feita pela Ultrapar leva em consideração o valor total da empresa (enterprise value) de R$ 165 milhões, mas fica sujeito a ajustes usuais de capital de giro e dívida líquida.

Vale destacar que a operação depende ainda da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A aquisição marca a entrada da Ultragaz no segmento de distribuição de gás natural comprimido, segundo o comunicado divulgado ao mercado.

“Esta transação reforça a estratégia da Ultragaz de ampliar a oferta de soluções energéticas para seus clientes industriais, utilizando de sua capilaridade, força comercial e marca Ultragaz”, diz a empresa.

A NEOgás, empresa que foi comprada, foi pioneira no transporte de gás natural comprimido (GNC) no Brasil.

A companhia, fundada em 2000, é a líder de mercado do seu setor, atuando nos segmentos industrial, veicular e de projetos estruturantes em parceria com distribuidoras de gás natural.

A empresa, somente em 2021, distribuiu mais de 100 milhões de metros cúbicos, possui 6 bases de compressão nas regiões Sul e Sudeste e 149 semi-reboques para distribuição de GNC.

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O que analistas dizem das ações da Ultrapar?

No seu último parecer, após os resultados da Ultrapar no terceiro trimestre deste ano, o Goldman Sachs reiterou seu otimismo com os papéis da companhia.

A recomendação da casa é de compra para UGPA3, com preço-alvo de R$ 19,10, enquanto os papéis são negociados perto dos R$ 13 atualmente.

“A Ultrapar mostrou um Ebitda ajustado de R$ 893 milhões, em linha com as nossas estimativas e cerca de 8% acima do consenso Bloomberg”, dizem os analistas do Goldman Sachs.

Além disso, a casa destacou justamente a Ultragaz como um ponto importante, dado que a subsidiária teve R$ 332 milhões de Ebitda no período, representando um aumento de 51% ante igual período no ano anterior.

“A margem Ebitda ajustada da Ultragaz por tonelada aumentou 20% no comparativo trimestral e 51% no comparativo anual. A Ultrapar atribuiu esse resultado a uma maior eficiência e um melhor mix de vendas”, destacam os especialistas”.

Com informações do Estadão Conteúdo

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Eduardo Vargas

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