UBS (UBSG34) pode demitir até 36 mil funcionários após aquisição do Credit Suisse (C1SU34), diz jornal

O banco UBS (UBSG34) estaria se preparando para realizar a demissão de até 36 mil funcionários espalhados pelo mundo, após a aquisição do Credit Suisse (C1SU34). As informações são do jornal suíço SonntagsZeitung.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Segundo informado pelo jornal, o UBS deverá reduzir o número de funcionários entre 20% e 30%. De todos os trabalhadores que devem ser desligados, o veículo de imprensa cita que até 11 mil serão demitidos na Suíça.

De forma pública, o UBS informou que, em um momento oportuno, dará mais informações a respeito dos desligamentos de funcionários.

O veículo de imprensa da Suíça também informou que as instituições JPMorgan (JPMC34), Citigroup (CTPG34) e Deutsche Bank (DBAG34) estariam se preparando para contratar uma parcela desses trabalhadores que seriam desligados pelo banco UBS. Essa absorção seria, especialmente, de gestores de patrimônio.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

No dia 19 de março, foi anunciado que o UBS realizou a compra do banco Credit Suisse pelo montante de US$ 3,3 bilhões. Esta instituição financeira foi vendida após enfrentar um problema de liquidez.  

Na ocasião, o Credit Suisse enviou um comunicado indicando que o Conselho Federal da Suíça aprovou um decreto de emergência para que as negociações entre as partes fossem aceleradas.

Diante disso, a fusão seria adotada sem a necessidade de aprovação dos acionistas das instituições. A justificativa foi de que uma eventual demora poderia resultar em consequências ao mercado do país europeu.

Compra do Credit pelo UBS sob investigação

Após a aquisição do Credit Suisse pelo banco UBS, a Procuradoria Federal da Suiça abriu uma investigação relativa à operação, que foi mediada pelo governo local. A informação foi divulgada pelo jornal Financial Times.  

Conforme divulgado pelo veículo de imprensa, o promotor de Berna, Stefan Blättler, tem investigado eventuais violações de lei criminal local por funcionários do Estado, reguladores e executivos do Credit e UBS — que estiveram de acordo com a fusão emergencial. 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Dividendos.png

Silvio Suehiro

Compartilhe sua opinião