Trump diz que reunião para o fim da paralisação do governo foi produtiva

O presidente Donald Trump disse nesta sexta-feira (04) que a reunião com parlamentares para encerrar a paralisação do governo foi produtiva.

“Tivemos uma reunião muito, muito produtiva e percorremos um longo caminho”, afirmou Trump na Casa Branca.

Saiba mais: Governo Trump recusa proposta e coloca tribunal da OMC em risco

Apesar disso, líderes democratas que estiveram na reunião disseram que pressionaram o presidente norte-americano a reabrir o governo e depois voltar ao debate sobre o muro na fronteira com o México. No entanto, Trump rejeitou a proposta. Além do mais, o líder norte-americano disse que está disposto a manter a paralisação do governo federal “por meses, até anos”.

Apesar de confirmar a fala, Trump disse que espera que a situação não dure mais do que alguns dias e indicou, inclusive, que as negociações podem avançar durante este fim de semana.

Segundo Trump, o governo não voltará às atividades enquanto a questão da segurança na fronteira não for solucionada.  Além disso, o presidente americano disse que está “orgulhoso de fazer o que está fazendo”.

Saiba mais: Banco central da China afirma que taxa de juros continuará estável

A paralisação parcial já atinge 800 mil funcionários públicos em todo os Estados Unidos, muitos sem receber o salário enquanto a paralisação ocorre.

Donald Trump acrescentou que a situação não pode ser considerada um “shutdown” (paralisação parcial). O presidente deseja a aprovação no congresso de recursos para a construção de um muro na fronteira com o México, uma das suas principais promessas durante a campanha presidencial.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião