Totvs (TOTS3) lucra R$ 78,643 milhões, mas dívida salta para R$ 1,059 bilhão em um ano

O lucro aumentou 35,6% em um ano, impulsionado por receita líquida, que somou R$ 763,375 milhões no segundo trimestre de 2021.

A Totvs (TOTS3) encerrou o segundo trimestre de 2021 com lucro líquido de R$ 78,643 milhões, alta de 35,6% em um ano. A empresa destacou que o período foi de “equilíbrio entre crescimento e rentabilidade”.

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O resultado de abril, maio e junho da Totvs ficou fortalecido com o aumento de 21,7% da receita líquida no período, que somou R$ 763,375 milhões.

Em relatório a empresa de tecnologia justifica que “as receitas financeiras cresceram 56% no segundo trimestre em comparação ao primeiro, devido ao aumento do Certificado de Depósito Interbancário (CDI) médio do período”.

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No mesmo intervalo, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) somou R$ 187,476 milhões, alta de 36,5% sobre a mesma base de comparação do ano passado. Já a margem Ebitda ajustada encerrou o trimestre em 24,1%, 220 ponto-base acima do segundo trimestre de 2020.

Dívidas e gastos da Totvs no 2T21

A empresa registrou dívida líquida de R$ 1,059 bilhão, alta de 183,1% ante o mesmo período do ano passado. O Saldo de Caixa e Equivalentes encerrou o trimestre em R$ 785,969 milhões, o que corresponde a 43% da dívida bruta ajustada total e 5 vezes do saldo da dívida bruta ajustada com vencimento nos próximos 12 meses.

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Já o crescimento de 58% das Despesas Financeiras no segundo trimestre de 2021 frente ao primeiro trimestre está principalmente associado à despesa de juros pela emissão de debêntures, ocorrida em maio, e pela captação de recursos realizada pela Supplier no segundo trimestre.

A companhia destaca que as despesas comerciais e de marketing no período avançaram 36% na comparação anual e representaram uma fatia de 18% da receita líquida.

Na comparação trimestral, a Totvs explica que se trata de um crescimento de R$ 3,5 milhões nas despesas devido à sazonalidade de investimento e aos investimentos incrementais em mídia digital.

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Monique Lima

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