Totvs (TOTS3) despenca mais de 12% e lidera perdas do Ibovespa; veja motivo

Em dia de queda generalizada do Ibovespa, as ações da Totvs (TOTS3) estão liderando as perdas do indicador. Por volta das 15h, os papéis da companhia despencam 12,18%, a R$ 38,29.

A forte variação negativa dos papéis acontece dois dias depois da Totvs anunciar a venda da Dimensa pela Evertec. Na sessão de ontem (3), primeiro pregão após o anúncio, os papéis também haviam recuado e encerrado com perdas de 3,26%.

A Dimensa é uma joint-venture formada a partir de ativos da Totvs (TOTS3) e da B3 (B3SA3). A empresa foi vendida por R$ 950 milhões para a Evertec, uma companhia latino-americana de tecnologia financeira. 

https://files.sunoresearch.com.br/gaia/uploads/2026/01/Banner-Materias-01-Dkp_-1420x240-1.png

A operação ainda depende da autorização do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Apesar do mau humor do mercado, o Santander avaliou a operação como positiva do ponto de vista estratégico, visto que deve permitir uma otimização da alocação de capital da Totvs. 

Por outro lado, a venda foi realizada por um múltiplo inferior ao da Totvs, o que reflete a qualidade inferior do ativo vendido em termos de margens. Além disso, a venda “pegou o mercado de surpresa”, visto que não era esperada pelos investidores no curto prazo.

“Por outro lado, a avaliação implícita de 21 vezes o P/L, preço sobre lucro, (LTM) na venda do ativo (ou cerca de 19 vezes ajustado pelo “custo” da opção de venda) está abaixo do múltiplo de negociação atual da Totvs de 28 vezes, o que é justificável, considerando o crescimento inferior da receita e o perfil de margem da Dimensa”, destacou o Santander.

https://files.sunoresearch.com.br/gaia/uploads/2026/01/DT-PS-HOME-DE-ARTIGOS-1420x240-ID_01_x1.jpg

Preocupações com setor de software pressionam ações da Totvs (TOTS3)

As ações da Totvs também estão sendo pressionadas pelas preocupações globais com o setor de software, que ganharam força após a AMD divulgar resultados trimestrais levemente acima do esperado, mas que não empolgaram. 

A preocupação do mercado com o setor de software reflete uma mudança de percepção dos investidores, que passaram a enxergar a rápida evolução da inteligência artificial não apenas como uma oportunidade, mas também como um risco aos modelos de negócios tradicionais.

O movimento ganhou força após uma sequência de quedas no índice de software e serviços nos Estados Unidos, que acumulou recuo superior a 13% em seis pregões, a maior série negativa desde março de 2020.

As perdas foram intensificadas pelo desempenho fraco de empresas ligadas à cadeia de tecnologia, como a AMD, que projetou queda de receita no primeiro trimestre e levantou dúvidas sobre sua capacidade de competir com a Nvidia no mercado de chips de IA. Nesse cenário de reprecificação global, ações de software negociadas a múltiplos elevados, como a Totvs (TOTS3), acabaram pressionadas.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião