FiberCo, empresa de fibra ótica da Tim (TIMS3), é avaliada em até R$ 2 bi

A unidade de fibra ótica da Tim (TIMS3), a FiberCo, está sendo avaliada na ordem de R$ 1,5 bilhão a R$ 2 bilhões pelo mercado. Essa avaliação corresponde ao valor patrimonial, ou seja a soma de todos ativos menos os passivos da companhia. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (5) pelo jornal o “Estado de S.Paulo”.

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A Tim está em busca de sócio para expandir sua fibra ótica no país. Para expandir a FiberCo é necessário investimentos bilionários a cada ano. Em 2020, a operadora italiana havia assinado mais de 20 contratos de confidencialidade com os interessados na empresa de fibra.

Segundo o jornal, a FiberCo ira atuar nas redes destinadas à prestação do serviço de banda larga, a Tim Live, que possui cobertura em 27 cidades e 600 mil clientes. A Tim permanecerá como acionista e cliente da FiberCo e o assessor financeiro da operação é o banco UBS.

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Com os investimentos na FiberCo, a Tim impõe sua presença no setor que está cada vez mais competitivo. A empresa que possui a maior rede de fibra ótica no Brasil, a Oi (OIBR3) tem redirecionado seus negócios e estratégias para sua expansão. Atualmente a operadora em recuperação judicial conta com 388 mil quilômetro e cobertura de 2,3 mil cidades.

No início dessa semana a Vivo (VIVT3) reformulou mais uma vez o portfólio da Vivo Fibra para ficar mais próxima dessa competição. A operadora deixou de comercializar 100 Mb/s (megabit por segundos) e colocou no lugar a velocidade de 200 Mb/s pelo mesmo preço.

Já a Claro, segundo dados da Anatel, apresentou aumento de 260 mil de contratos de internet fixa (maior parte das conexões é feita por fibra ótica) em 2020, na comparação com 2019.

Tim aprova criação da FiberCo

O conselho de administração da Tim aprovou, em dezembro, a criação de uma nova empresa para prestação de serviços de infraestrutura para internet residencial de banda larga por meio de fibra ótica, chamada de FiberCo.

Em comunicado, a operadora afirma que levou em conta estudos e propostas não-vinculantes recebidas. O objetivo da Tim é criar um veículo aberto de infraestrutura de fibra ótica com um parceiro estratégico que será sócio na FiberCo.

A empresa vai atuar no mercado de atacado podendo prestar serviços de conectividade em fibra, inclusive de transporte, para as operadoras do mercado. A Tim será cliente âncora.

“Esta transação tem por objetivo acelerar o crescimento do negócio de banda larga residencial e permitir a adequada valorização de uma parte da infraestrutura da Tim“, informou o documento.

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Poliana Santos

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