Tesla deverá reformular projeto de fábrica na Alemanha

Uma autoridade do governo dos arredores de Berlim, na Alemanha, onde a Tesla está projetando uma fábrica, afirmou que a gigante do setor automotivo irá rever seus planos sobre a construção da unidade fabril. Isso não quer dizer que a empresa está desistindo da ideia. A Tesla irá, apenas, reformular alguns pontos do projeto que prejudicavam o meio ambiente. As informações são da “Bloomberg” e foram divulgadas nesta quinta-feira (4).

Em meados de janeiro deste ano, o CEO da Tesla, Elon Musk, comunicou que iria construir a quarta “Gigafactory” da montadora. O local escolhido era Grünheide, no sudeste de Berlim. O local possui cerca de 8 mil habitantes. Entretanto, é conhecido por ter muitas florestas, lagos e rios. Por isso, a população local chegou a fazer intervenções para que a Tesla não continuasse o projeto, já que a empresa teria que desmatar 300 hectares de floresta local.

Em fevereiro, a Tesla teve que interromper temporariamente o projeto por conta do desmatamento e da quantidade de água utilizada na construção. A empresa chegou até a ser multada, mas no mesmo mês retomou as atividades. Na época, Musk chegou a prometer aos ativistas que plantaria três árvores para cada uma que fosse derrubada pela empresa.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Segundo o ministro da Economia do estado de Brandemburgo, onde a instalação será localizada, Joerg Steinbach, os novos projetos que serão apresentados pela Tesla nesta semana irão incluir alguns pontos citados acima, como por exemplo a redução da quantidade de água doce utilizada e as águas residuais criadas. “Esperamos uma proposta que, em suma, seja mais ambientalmente aceitável e, portanto, ainda mais aprovada”, afirmou Steinbach.

Tesla e concorrência na Alemanha

A ideia central de Musk de abrir uma fábrica na Alemanha é bater de frente com as concorrentes e gigantes do mercado como:

  • Volkswagen
  • BMW
  • Mercedes-Benz

Isso porque as fabricantes alemãs estimam que haverá um grande aumento nas vendas de carros elétricos. Mesmo assim, o risco para a Tesla é grande já que carros movidos a energia elétrica estão entrando agora no mercado alemão.

O valor aproximado deste projeto da Tesla está em torno de US$ 4,5 bilhões. Assim que for encerrado, aproximadamente 12 mil pessoas serão empregadas e 500 mil veículos serão produzidos anualmente.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião