Tesla (TSLA34) aumenta salários na Alemanha em meio a pressão sindical

A Tesla (TSLA34) decidiu elevar os salários de funcionários de sua fábrica na Alemanha em meio a uma agressiva campanha de sindicalização.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

A decisão da Tesla ocorre em um momento em que o CEO da montadora de veículos elétricos, Elon Musk, está sujeito a enfrentar situações semelhantes nos EUA.

A diretoria da Tesla na Alemanha revelou, no fim da semana passada, um pacote de aumentos salariais para os trabalhadores locais durante visita de Musk à fábrica, que fica nos arredores de Berlim, segundo informou a empresa nesta segunda-feira (6). Musk também prometeu que a unidade produzirá o veículo de nova geração da Tesla.

A Tesla vem sendo pressionada pelo poderoso sindicato alemão IG Metall, que tenta convencer a companhia a aceitar um acordo sindical.

Já na Suécia, um sindicato industrial menor que representa trabalhadores do setor de serviços da Tesla está em greve e deve ter reunião com representantes da empresa ainda hoje, na tentativa de obter um contrato de negociação coletiva.

Os anúncios na Europa ocorrem num momento em que o sindicato automotivo United Auto Workers (UAW, pela sigla em inglês) mira as fábricas da Tesla nos EUA.

Depois de fechar contratos recordes com montadoras de Detroit, o UAW aposta que atrairá trabalhadores não sindicalizados para suas fileiras.

Nas recentes vitórias do sindicato, a Toyota disse na semana passada que irá aumentar os salários da maioria de seus trabalhadores de fábricas nos EUA, que não são sindicalizados.

A sindicalização de trabalhadores da Tesla nos EUA e na Europa tenderia a impulsionar ainda mais os custos da empresa, que já está com os lucros pressionados e vem reduzindo os preços de seus veículos em resposta à desaceleração do crescimento.

Com Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião