Grana na conta

Tenda (TEND3): Prévia supera expectativas e Inter vê upside de 36%

A Tenda (TEND3) apresentou sua prévia operacional do segundo trimestre deste ano na última semana. Os números superaram as expectativas dos analistas do Inter (BIDI11), que reiterou a recomendação de compra dos papéis da contrutora.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Para a instituição, as ações da Tenda valem R$ 35, o que perfaz um upside de 36% com base na cotação de fechamento da última sexta-feira (16), de R$ 25,63.

Em relatório, o analista Gustavo Caetano observou o forte crescimento nos lançamentos e vendas que se mantiveram em ritmo acelerado. Os lançamentos do período entre abril e junho totalizaram R$ 985,6 milhões em valor geral de vendas (VGV).

Foram 20 empreendimentos lançados no segundo trimestre. A Tenda, ainda, destacou que obras seguem em andamento e estão enquadradas como atividade essencial, enquanto o restante da economia começa a reabrir após um período mais intenso da pandemia.

A companhia conseguiu ampliar em 8,8% o preço médio por unidade lançada, chegando ao montante de R$ 151 mil, frente aos R$ 138,8 mil reportados 12 meses antes.

Demanda aquecida sustenta otimismo com Tenda

“Devido à folga de seu preço médio nas tabelas do Programa Casa Verde e Amarela (PCVA) e demanda aquecida, a companhia mantém seu cronograma de lançamentos e continua com boa resiliência nas vendas”, diz o analista, “apesar do processo de reajuste gradual de preços em vigor devido à escalada dos insumos”.

O Inter, entretanto, pontua que o ritmo dos repasses dos preços está abaixo do volume de vendas, o que deve impactar o fluxo de caixa da empresa ao longo do ano. Os números do trimestre, mesmo assim, não deixaram de ser sólidos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Além de surpreender positivamente, a companhia demonstra a manutenção do seu cronograma de lançamentos em nível elevado, diz o analista, “enquanto outras construtoras veem seus projetos destinados à baixa renda sendo inviabilizados devido à alta do Índice Nacional de Custo de Construção (INCC), o que demonstra a expertise da Tenda no segmento”.

As vendas líquidos seguiram o ritmo dos lançamentos, com um crescimento de 22% na base mensal e de 49% na comparação anual, alcançando o montante de R$ 858,3 milhões.

O número ficou 17% acima das projeções do banco. A expectativa é que a velocidade operacional da Tenda se mantenha no segundo semestre.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião