Temer afirma que “tranquilizou” líderes dos BRICS sobre Bolsonaro

O presidente da República Michel Temer afirmou na segunda-feira (10) que “tranquilizou” os líderes dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) na cúpula do G20.

De acordo com Temer, haviam dúvidas acerca de como Bolsonaro pretende lidar com as políticas econômica e externa do Brasil.

“Eu os tranquilizei [líderes do Brics] pautado pela ideia de conversa que eu tive com o presidente eleito Bolsonaro. Verifiquei que uma coisa, na verdade, era a campanha eleitoral. Outra coisa é o exercício da Presidência, do governo”, disse Temer em entrevista ao Globonews.

Saiba mais – Temer defende parcerias contra protecionismo em reunião dos Brics

Bolsonaro, enquanto estava em sua campanha eleitoral, repetiu à Imprensa que a China poderia “comprar no Brasil, não comprar o Brasil”.

A fala repercutiu no governo chinês, que decidiu pedir em editorial, que Bolsonaro não se espelhe nas ações de Donald Trump, o presidente norte-americano.

Trump tem sobretaxado os produtos importados chineses, e os chineses retaliaram de forma semelhante. Este conflito tarifário recebeu o nome de guerra comercial.

“Eu disse: ‘Olha, a primeira coisa que eu posso lhes dizer é que eu creio que, no panorama econômico, não haverá modificações'”, completou Temer, referindo-se ao diálogo com os líderes dos BRICS.

Saiba mais – Temer anuncia R$ 3,4 bi em concessões para Bolsonaro

Outros pontos mencionados em campanha eleitoral por Bolsonaro, que preocupam as relações internacionais do país, são:

  • ausência de viés ideológico no comércio exterior
  • a retirada do País da Organização das Nações Unidas (ONU)
  • a retirada do País do Acordo do Clima de Paris

Temer deixará a presidência da República em 2018, e Bolsonaro assumirá em 1º de janeiro. O presidente eleito foi diplomado pelo TSE ontem.

Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião