Tarcísio de Freitas (Republicanos) ganha disputa pelo governo de São Paulo; saiba o que esperar

Neste domingo (30), Tarcísio de Freitas (Republicanos) venceu as eleições para governador do Estado de São Paulo com 55,32%% do eleitorado paulista, com mais de 12 milhões de votos, enquanto Haddad (PT) ficou com 44,68% dos votos, com 97,47% das urnas foram apuradas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O Suno Notícias apurou quais as principais propostas de Haddad e Tarcísio para a área econômica, com base nos planos de governo dos candidatos protocolados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Propostas de Tarcísio

O plano de governo de Tarcísio, de 43 páginas, está dividido em três eixos: desenvolvimento social, desenvolvimento urbano e meio ambiente e desenvolvimento econômico e inovação. Ao todos, são 142 propostas.

Na área econômica, o candidato promete reduzir as alíquotas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor), além da taxa de licenciamento de veículos.

O novo governador de São Paulo também defende ampliar projetos de segurança alimentar e de transferência de renda, intensificar a criação de emprego em regiões vulneráveis.

Em seu plano de governo, o candidato fala em estimular a formalização de atividades econômicas dentro das favelas, ampliar e facilitar o acesso a crédito pelo Banco do Povo.

Além disso, cita ampliar a cooperação com Sebrae e outras entidades junto às MPE e MEIs para estimular projetos viáveis economicamente, com foco em inovação.

“Vamos ampliar linhas de microcrédito específicas para o empreendedorismo feminino, atreladas a programas de capacitação técnica e de gestão”, diz.

O aumento da competitividade no setor produtivo também está entre as propostas de Tarcísio.

“Algumas alavancas de transformação devem ser acionadas, como a disponibilidade de energia com custo competitivo, infraestrutura para implantação e distribuição da produção, disponibilidade de crédito justo e acessível, capital humano, ambiente inovador, redução do custo SP, além da revisão do sistema tributário atual”, pontua.

Tarcísio fala em economia criativa como uma forma de aproveitar a cultura como um desenvolvedor econômico para o estado. Seu plano de governo fala em abrir novas unidades do Programa Fábricas de Cultura no interior do estado, preservação do patrimômio museológico, além de fomentar a circulação de espetáculos culturais, como teatro, música e dança.

Na área de infraestrutura, defende fomentar aeroportos e voos regionais, concluir obras do Rodoanel Norte, ampliar linhas de metrô em São Paulo, implementar o trem Intercidades, contratando a operação da linha entre Americana e São Paulo e iniciar estudos e projetos para segunda linha, ligando Sorocaba a São José dos Campos.

Tarcísio se compromete a fazer uma política setorial de transportes de longo prazo para ampliar a participação dos modais ferroviário e aquaviário. Além disso, diz apoiar a concessão de privatização dos aeroportos de Congonhas, Campo de Marte e dos Portos de Santos e São Sebastião.

O candidato fala em aumentar oferta de habitação com fomento do Estado e parcerias com a iniciativa privada e aprimorar e intensificar programas estaduais de habitação.

Tarcísio Freitas também pretende adotar meios de pagamento digital (Pix, cartão de crédito e cartão de débito) para todas as custas, tarifas e tributos que o cidadão tiver que pagar ao Poder Público.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Ana Clara Macedo

Compartilhe sua opinião