Blocos do talude da Mina de Gongo Soco da Vale se desprendem

Blocos do talude norte da mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais, se desprenderam na manhã desta sexta-feira (31), no entanto, de acordo com a Vale, a estrutura da barragem Sul Superior não foi afetada.

Por meio de nota,  “Vale informa que identificou ao longo da madrugada desta sexta-feira, o desprendimento de fragmentos do talude norte da cava da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG)”. No entanto, os blocos do talude deslizaram até o fundo da cava.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

De acordo com a Vale, as avaliações indicam que o material está “deslizando de forma gradual, o que até o momento corrobora as estimativas de que o desprendimento do talude deverá ocorrer sem maiores consequências”.

A estrutura da mina de Gongo Soco fica a 1,5 quilômetros da barragem Superior Sul. O principal receio por parte da Defesa Civil e da Agência Nacional de Mineração (ANM), é de que o rompimento do talude da mina ocasione um rompimento em cadeia, destruindo a barragem Superior Sul e liberando 6 milhões de m³ de rejeitos.

Procedimentos após o alerta nível 3

Em 22 de março, a barragem atingiu o alerta máximo de rompimento, o nível 3. A ANM, determinou que a Mina de Gongo Soco fosse interditada. Já a Barragem Sul Superior, não opera desde 8 de fevereiro com o alerta de risco chegou ao nível 2.

Além disso, a Vale evacuou a zona de autossalvamento, que são as áreas que seriam atingidas em menos de 30 minutos em caso de rompimento, ou então áreas situadas a menos de 10 quilômetros da mina.

Saiba mais: Vale: Descolamento da estrutura de Gongo Soco atingiu 2 metros desde 2018

Já a população de Barão de Cocais, passou por dois simulados de emergência. Em caso de rompimento da barragem, os moradores vão seguir para pontos de encontro determinados pela Defesa Civil, sendo orientados por carros de som e alarmes.

Deslocamento da estrutura

De acordo com a ANM, na última quinta-feira (30), o deslocamento da estrutura chegou a 29,1 cm, chegando a um total de dois metros de movimentação desde o fim de 2018. A Agência informou o talude deslocava 10 centímetros por ano.

Com a movimentação entre 24 cm e 29,1 cm nesta semana, a estrutura da mina corre o risco de se romper a qualquer momento. No entanto, a Vale, em nota, afirma que “manterá a comunidade de Barão de Cocais informada da situação”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião