Syngenta altera estratégia para fazer frente a concorrentes

A Syngenta vai iniciar suas atividades no varejo abrindo lojas próprias no interior de São Paulo. O intuito é concorrer com grandes fundos e companhias que detém o controle das grandes distribuidoras de insumos agrícolas no País.

Além disso, a Syngenta se une à cooperativa Cocamar, de Maringá (PR), visando não perder espaço no setor. Atualmente, o modelos é recorrer exclusivamente a uma quantidade pequena de distribuidores que priorizassem a comercialização com a marca.

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As lojas serão abertas nas seguintes cidades:

  • Buri
  • Itapeva
  • Itaberá

“Primeiro tentamos levar um distribuidor nosso para uma nova região. Quando isso não é possível, buscamos uma revenda na área ou alguém interessado em atuar como tal. Foi o caso da Cocamar.” disse o diretor de Marketing da Syngenta, André Savino.

Syngenta quer expandir sua participação no mercado

No início deste mês, a companhia também abriu uma unidade em Ijuí, no noroeste gaúcho, com a bandeira Atua Agro.

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A sua primeira loja de insumos oferece sementes, fertilizantes e serviços. No mês que vem, será inaugurada a segunda loja, em Santa Maria (RS). Entretanto, segundo Savino, se os distribuidores permanecerem trabalhando com a companhias, não necessariamente serão abertas novas lojas próprias.

Segundo analistas, essa é a primeira vez em 25 anos que a mudança no mercado de insumos não é direcionada somente pela indústria, agregando outros atores. Os grandes fundos adquiriram distribuidoras e já comercializaram mais de R$ 1 bilhão em produtos por ano.

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Entretanto, a indústria entende a ameaça e reage, com a abertura de redes próprias ou sociedades, como fez a Syngenta.

Segundo o site da empresa, a empresa do agronegócio é resultado da fusão entre expertise e tecnologias desenvolvidas há centenas de anos por reconhecidas empresas agroquímicas. A companhia é líder em desenvolvimento de tecnologias para o mercado agrícola no mundo.

A Syngenta reportou o lucro líquido de US$ 798 milhões no primeiro semestre deste ano. Entretanto, o montante equivale a uma queda de 33,6% em comparação com o mesmo período no ano passado.

Jader Lazarini

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