StarApp: empresa que desenvolve apps mira mercado doméstico e acerta no internacional

A startup de desenvolvimento de softwares e plataformas StarApp Sistemas quer dominar o mercado de beleza do Brasil. Com mais de 1 milhão de usuários ativos e 4 mil estabelecimentos nacionais e internacionais, a empresa plantou uma sementinha no segmento de beleza e foi longe.

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Às vezes, timing é tudo. Rafael e Luiz Felipe Paim de Carvalho, CEO e CTO, respectivamente, são irmãos e criaram juntos a StarApp em 2015, após Luiz Felipe apresentar seu Trabalho de Conclusão de Curso na faculdade. Rafael já possuía mais de 15 anos de experiência na área de tecnologia e queria empreender, com a intenção em focar no mobile.

Logo após o CTO se formar, os irmãos decidiram fundar a startup e já colocá-la para operar. Pouco tempo depois, surgiu o primeiro produto do empreendimento: o AppBeleza, um sistema de gestão e agendamento online na área da beleza feminina, que inclui salões, clínicas de estética, esmaltarias, SPAs, entre outros.

O app começou a aumentar o faturamento. Estabelecimentos que utilizam o serviço da StarApp passaram a enviar feedbacks. Novamente, a startup foi beneficiada com a oportunidade de entrar no mercado na hora certa: a onda de barbearias pelo país, principalmente em São Paulo, começou a se espalhar entre o final de 2015 e 2016. Os empreendedores abraçaram o momento.

Rafael conta, em entrevista exclusiva ao Suno Notícias, que alguns salões de beleza queriam manter a gestão desenvolvida pela StarApp, mas mudando completamente seu plano de negócios com essa nova onda, ao focar majoritariamente no público masculino. Ao mapear o mercado e sentir que valeria a pena, os sócios decidiram criar outro aplicativo semelhante ao AppBeleza, o AppBarber. O app tem essencialmente com as mesmas funcionalidades e serviços para os clientes, com diferenças no design entre um aplicativo e outro.

“Faiza sentido na época, entre 2015 e 2016, já que as barbearias recém abertas tinham uma pegada mais inovadora. Isso foi um acerto no alvo. Pegamos um timing legal. [Inicialmente] muito em São Paulo e agora em todos os estados brasileiros”, afirmou o CEO.

StarApp: AppBeleza
StarApp: AppBeleza. Créditos: Divulgação

StarApp: Benefícios para os negócios

O CEO ressalta que a intenção dos aplicativos é trazer um benefício real para os estabelecimentos, assim como para os clientes. “Trazem aumento do movimento e, por consequência, alta do faturamento”, disse.

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De acordo com os dados da startup, os cases de sucesso de ambos os aplicativos mostram que há um aumento de até 40% no movimento e faturamento dos estabelecimentos após a implantação do sistema. Alguns negócios demoram pouco tempo, cinco meses ou menos, e outros podem levar até um ano para alcançar o crescimento.

O benefício para as empresas vem a partir da disponibilização do agendamento de serviços, gestão financeira, controle de estoque, produtos, gestão de notas fiscais, pagamentos e compras, em uma ferramenta completa, totalmente online.

Para os clientes, é possível realizar uma “gestão própria”, com avisos sobre manutenção, produtos e agendamentos, além de lembretes. A movimentação aumenta junto com o ticket médio gasto no estabelecimento. Com avisos regulares sobre os serviços prestados — por exemplo, antes o cliente cortava o cabelo uma vez por mês, mas agora prefere ir duas ou três com os lembretes do aplicativo –, o cliente frequenta mais.

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Mais: a monetização da StarApp em relação aos dois aplicativos vem a partir de planos de assinatura, como se fosse “plano de academia”, destaca Rafael. Há três opções: mensal, trimestral e anual, por quatro faixas de preço por profissional no estabelecimento (apenas 1, de 2 a 5, 6 a 15 e mais de 15).

“Então, ele [o dono do estabelecimento] paga R$ 60/mês, mas o ganho real que ele consegue com o aplicativo são três, quatro vezes mais, às vezes 10 vezes mais o valor, dependendo do movimento aumentado”, apontou o CEO.

Um dos diferenciais da época de criação e desenvolvimento da StarApp era a autonomia do cliente marcar o próprio horário de forma rápida e prática pelo app, podendo ver os horários, escolher quem vai atender e até deixar pago.

Internacionalização

A StarApp Sistemas trabalha em um modelo de negócios B2B disponíveis em todo o território nacional, mas também em Portugal, nos Estados Unidos, no Reino Unido e Japão.

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Rafael Paim de Carvalho conta que a internacionalização “caiu de paraquedas” na StarApp – em 2017, após um nativo de Portugal achar os produtos e querer implementar no seu negócio. A situação veio organicamente. Não havia nenhum tipo de campanha de marketing para mercados internacionais. Para o cliente da empresa, a dificuldade era a linguagem dos apps, que eram apenas em português do Brasil.

O AppBeleza e o AppBarber foram então adequados para o português de Portugal, assim como para inglês e espanhol. Também foram feitos ajustes em moedas e métodos de pagamento. Além disso, o CEO lembra que antecipou juridicamente os ajustes de LGPD, uma vez que já havia a lei de segurança de dados na Europa.

“Hoje são mais de 60 estabelecimentos fora do Brasil, mais de 40 em Portugal”, disse. Ele afirma que o negócio internacional decolou via indicações. Alguns brasileiros que foram morar em Portugal e o utilizam na Europa. No Japão, são brasileiros que atendem outros brasileiros no país, e por aí vai. “Tem muito mercado, mas ainda não há braço para dar esse passo adiante. É preciso internacionalizar com planejamento”, afirmou Rafael.

A startup busca investimentos de venture capital para acelerar a empresa e focar em planos de expansão, já que demanda muito recurso. O único investimento da StarApp durante todos seus sete anos de empresa foi um pre-seed, logo no começo do negócio.

Uma aceleração também ajudaria a StarApp a adicionar mais serviços da Amazon Web Services na empresa. No início, em 2015, a startup utilizava outro fornecedor de nuvem e tiveram problemas. Assim, há seis anos, decidiram migrar para a AWS e conseguiram mais soluções concretas.

Os sócios já possuíam conhecimento da AWS, por já estarem no ramo da tecnologia há muito tempo. Foi assim uma escolha simples, que colaborou com a facilidades e flexibilidade para o desenvolvimento e otimização da startup. De acordo com o CEO, o casamento entre a AWS e a StarApp é prospero e duradouro.

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Victória Anhesini

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