Standard & Poor’s revisa perspectiva de rating do Brasil para positiva

A agência de classificação de risco Standard & Poor’s revisou, nesta quarta-feira (11), a perspectiva do rating do Brasil de estável para positiva. A nota de crédito do País ainda continua em BB-, levada em consideração como grau especulativo.

Baixe o relatório gratuito da SUNO sobre o IPO da XP Investimentos 

Em nota, a Standard & Poor’s afirmou que o governo brasileiro continua implementando medidas de consolidação fiscal, o que têm influenciado na redução do ainda alto déficit do Brasil.

Standard & Poor’s e Argentina

No dia 30 de agosto, a agência de classificação de risco, S&P Global Ratings (S&PGR), revisou positivamente o rating da Argentina. A nota de crédito a longo prazo do país vizinho, passou de “SD” para “CCC-” com perspectiva negativa.

A medida volta atrás à anunciada na última quinta-feira (29), em que a agência havia rebaixado o rating da Argentina de “B-” para “SD”. O grau à curto prazo também foi elevado, passando de “SD” para “C”, nesta sexta.

Saiba mais: S&P revê rating da Argentina de “SD” para “CCC-“

Para a agência, a moratória decretada na última quarta-feira (30) pelo país sobre à dívida do Fundo Monetário Internacional (FMI) constituía um default seguindo os critérios da S&PGR, o que justificaria o rebaixamento. O montante de US$ 56 bilhões deveria inciar a ser devolvido do final de 2019 até 2021.

Entretanto, a emenda de termos e condições, que entrou em efeito imediatamente, teria resolvido o problema do default e feito com que a S&P revisasse o rating do país vizinho, enquanto a nota de crédito continuará com a  perspectiva negativa.

Além disso, o fato da administração de Macri estar encaminhando uma legislação para reestruturar o perfil da dívida comercial de longo prazo ao FMI faz com que os riscos de um possível default se elevem mas sejam reclassificados para “CCC-“.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Segundo a agência a perspectiva negativa é reflexo do risco de que as turbulências no mercado financeiro, e no âmbito político, possam comprometer o pagamento da dívida pelo atual governo e pelo próximo.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião