Ícone do site Suno Notícias

S&P 500 cai com tapering mais próximo; Nasdaq futuro recua 1,3%

O S&P 500 opera em leve alta na manhã desta quarta-feira (13), reagindo a dados da inflação de setembro nos Estados Unidos.

S&P 500. Foto: Pixabay

O S&P 500 opera em baixa no mercado futuro na manhã desta terça-feira (27), com a aversão ao risco global. Os investidores retiram suas posições no mercado acionário com o tapering, termo utilizado para a diminuição de estímulos por parte do Fed, mais próximo.

Por volta das 8h55, o S&P 500 futuro caía 0,70%, para 4.411,60 pontos. A Nasdaq, por sua vez, recuava 1,36%, para 14.996,50 pontos.

As Treasuries de 10 anos nos Estados Unidos atingiram seu nível mais alto em três meses. Uma política monetária mais restritiva e preocupações inflacionárias elevaram o rendimento dos títulos públicos.

Pelo sexto dia consecutivo, as notas governamentais norte-americanas avançam, para de 1,531%, de 1,482% na segunda-feira.

Em momentos de maior procura pelos títulos públicos, o mercado acionário perde atratividade. Esse impacto é mais sentido nas empresas de tecnologia e alto crescimento, pois a maior parte de seu valor está no futuro, e com a expectativa por alta da taxa de juros, a taxa de desconto é maior sobre os fluxos de dinheiro futuros.

O presidente do Fed, Jerome Powell, e a secretária do Tesouro, Janet Yellen, falarão no Senado às 11h (horário de Brasília) acerca do plano de recuperação da economia. Powell deve ser perguntado sobre os próximos passos da política monetária do BC.

No mercado de commodities, o barril de petróleo Brent volta a subir e atinge US$ 79,27, seu maior patamar desde outubro de 2018, com a reabertura das economias e retomada das atividades presenciais, o que fomenta maior movimentação entre as pessoas.

“A alta das Treasuries traz pressão para os ativos de risco, além de outros fatores. A questão energética na Europa, além do Petróleo perto de US$ 80, chamam atenção da inflação”, diz Carlos Lopes, economista do BV.

S&P 500 e as Bolsas mundiais

Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 11h45:

Os mercados internacionais figuram em setembro com alta volatilidade, com as preocupações que rondam o âmbito econômico. O S&P 500 e as Bolsas ainda digerem o desdobramento das pressões inflacionárias norte-americanas e a retirada de estímulos mundo afora.

Sair da versão mobile