China: fornecedores de Apple e Tesla suspendem produção no país por cortes de energia

Fornecedores da Apple (AAPL34) e Tesla (TSLA34) suspenderam a produção em algumas fábricas da China para cumprir medidas mais rígidas de consumo de energia impostas pelo país. Com isso, as empresas colocam em risco as cadeias de abastecimento na alta temporada para produtos eletrônicos, visto a proximidade da Black Friday e das festividades de final de ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

A repressão da China ao consumo de energia acontece em meio a um combo razões: tem o aumento dos preços do carvão e do gás natural, o esforço de Pequim para reduzir as emissões de poluentes e um aumento na demanda de energia, que está impactando diversas indústrias.

As paralisações ocorrem em um momento em que a oferta de carvão está mais restrita na China e os padrões de emissões desencadearam uma contração pesada na indústria em várias regiões, prejudicando a taxa de crescimento econômico do país, disseram analistas à Reuters.

Fornecedoras impactadas

A Eson Precision Engineering, afiliada da Foxconn – maior montadora de iPhone do mundo – e fornecedora-chave de peças mecânicas para Apple e Tesla, disse que suspendeu sua produção de domingo (26) a sexta-feira (1º) em suas instalações na cidade de Kunshan em resposta à política local de interrupção do fornecimento de energia elétrica para uso industrial.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“A empresa vai alavancar seu estoque para manter a operação enquanto a produção é interrompida”, disse a Eson em documento à bolsa de valores de Taiwan. “Esperamos organizar a produção nos finais de semana ou nos próximos feriados, para atender às necessidades dos clientes.”

Outro exemplo é a Unimicron Technology, fabricante taiwanesa de placas de circuito impresso e importante fornecedora da Apple. Três subsidiárias da empresa na China interromperam a produção do meio-dia de domingo (26) até a meia-noite de quinta (30) para “cumprir a política de limitação de eletricidade dos governos locais”.

Entretanto, a fabricante taiwanesa de placas de circuito disse que não espera um impacto significativo, já que outras fábricas farão parte da produção.

Já a Concraft Holding, fornecedora de componentes de alto-falantes para o iPhone da Apple e que possui fábricas na cidade de Suzhou, disse que suspenderia a produção por cinco dias até o meio-dia de quinta-feira e usaria o estoque para atender à demanda.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/155de22d-relatorio-bdrs-2.0.png

Políticas de controle da China

Os controles mais rígidos afetaram muitas indústrias tradicionais chinesas, abrangendo a produção de carvão e aço, bem como a manufatura de produtos eletrônicos, que responderam por uma grande parte das exportações totais da China em 2020, diz o Valor Econômico.

A suspensão do fornecimento de eletricidade industrial ocorre em meio à recente intensificação de metas de Pequim em províncias como Liaoning, Jilin e Heilongjiang, por não conseguirem reduzir o consumo total de energia. Com isso, Pequim estabeleceu punições mais rígidas a quem não atingir as metas.

O presidente chinês, Xi Jinping, disse na semana passada à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que a China não construiria nenhuma usina movida a carvão no futuro, já que seu país pretende mudar para a energia verde.

A China tem dito que controlará as emissões de carbono, que devem atingir o pico em 2030 para só depois diminuir. O objetivo final do país é atingir a neutralidade de carbono até 2060.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Monique Lima

Compartilhe sua opinião