Smart Fit (SMFT3) substitui Localiza (RENT3) na carteira da XP para fevereiro

A XP (XPBR31) removeu as ações da Localiza (RENT3) e adicionou os papéis Smart Fit (SMFT3) em sua carteira “top 10” para o mês de fevereiro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A saída da locadora de automóveis se dá pelas preocupações com a queda nos preços de veículos seminovos. Já a adição da rede de academias acontece pois a casa enxerga uma combinação de fortes perspectivas de crescimento, baixo risco de execução e avenidas de crescimento alternativas. Segundo os analistas, a companhia está bem posicionada para ser a consolidadora desse mercado.

A carteira de ações da XP é composta por 10 papéis que são as ‘top picks’ dos analistas da casa. Nos papéis que compõem a carteira, o banco busca algumas características, como visão de longo prazo, diversificação setorial, ações com valuations atraentes, além de nomes com boas perspectivas de crescimento.

Veja as recomendações da XP para o mês de fevereiro:

  • Copel (CPLE6);
  • Equatorial (EQTL3);
  • Iguatemi (IGTI11);
  • Itaú Unibanco (ITUB4);
  • Petrorio (PRIO3)
  • Smart Fit (SMFT3);
  • São Martinho (SMTO3);
  • Sabesp (SBSP3);
  • Vale (VALE3);
  • Vivara (VIVA3).

Desta vez, a XP revisou as expectativas de curto prazo para a Localiza (RENT3) com o objetivo de refletir a piora nos fundamentos do segmento de seminovos.

“Esperamos que as margens nesse segmento continuem pressionadas ao longo do ano, devido a uma maior depreciação da frota de carros usados, se traduzindo em um lucro líquido menor para a companhia. Isso implica em um valuation mais caro e menores expectativas de crescimento. Como resultado, recomendamos a retirada das ações RENT3 da carteira”, destacam.

XP: sai Localiza, entra Smart Fit; veja motivos

Em seu lugar, a XP adicionou a Smart Fit (SMFT3), já que vê uma combinação de:

  • Fortes perspectivas de crescimento, com um crescimento de lucro líquido de +30% nos últimos 3 anos, apoiado pela ainda baixa penetração do mercado fitness na América Latina;
  • Baixo risco de execução, com a companhia bem posicionada para ser o consolidador desse mercado, com seu modelo vencedor de ‘high value, low price’ e um forte histórico de execução;
  • Avenidas de crescimento alternativas, através dos seus Studios e do Total Pass.

De acordo com a casa, em janeiro, a Smart Fit performou abaixo do Ibovespa, apesar de reportar um nível recorde de expansões no 4T. As margens do 4T podem sofrer pressão devido a despesas pré-operacionais, porém o cenário abre espaço para um forte no 1T24.

De um modo geral, a XP considera, ainda, que há muito espaço ainda a ser preenchido pela Smart Fit.

“Acreditamos que a SMFT poderia duplicar a sua presença no Brasil, estimando um potencial de mais de 1,2 mil academias apenas no Brasil, que já é o país com a maior capilaridade, enquanto outros países da América Latina têm menor penetração de academias e a presença da SMFT nesses países é menos de metade da do Brasil”, pontua.

A XP tem recomendação de ‘compra’ para as ações de Smartfit, com preço-alvo a R$ 28,00.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Desempenho das ações de Smart Fit (SMFT3):

No fechamento de quinta-feira (1), as ações de Smart Fit subiram 1,73%, a R$ 24,67. No ano, os papéis caem 2,64%, segundo o Status Invest.

Cotação SMFT3

Gráfico gerado em: 02/02/2024
1 Dia

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Giovanni Porfírio Jacomino

Compartilhe sua opinião