Smart Fit tem prejuízo de R$ 162,8 milhões no 3T20

A maior rede de academias esportivas da América Latina, Smart Fit, registrou um prejuízo de R$ 162,8 milhões no terceiro trimestre deste ano. No mesmo período em 2019, o resultado operacional havia sido prejuízo de R$ 6,9 milhões.

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A receita líquida da rede de academias foi de R$ 200,3 milhões, ante R$ 488,5 milhões no período de julho a setembro do ano passado, equivalente a queda de 59%. O Ebitda ajustado ( lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da Smart Fit ficou negativo em R$ 24,6 milhões, em comparação com o R$ 136,6 milhões positivo em 2019, “impactado pelo fechamento das academias”, informou o documento.

Em setembro, a companhia tinha R$ 832 milhões em caixa, “mantido principalmente pela ações adotadas para preservação de sua posição de caixa”.

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O destaque da Smart Fit está no aumento de clientes. No terceiro trimestre, a empresa totalizou 2.818 mil clientes, avanço de 11%, sendo 318 mil no segmento digital.

“Durante a quarentena, a companhia focou na expansão de suas ofertas digitais, com destaque para o Treine em Casa e o Queima Diária“.

O primeiro teve 24 milhões de acessos na América Latina até setembro, “mantendo a visibilidade da marca e a interação com os usuários no período”. Em julho a companhia adquiriu o Queima Diária, “líder em streaming de treinos no Brasil”. A base de clientes da plataforma cresceu 103% entre março e setembro.

Já no segmento academias, o número de clientes teve uma redução de 0,9% em relação ao mesmo período no ano passado. Segundo a rede, esse impacto foi devido aos seguintes itens:

  • maior volume de cancelamentos após a reabertura das unidades;
  • menor volume de vendas;
  • não realização de esforços de marketing pela empresa dado o contexto.

Smart Fit perde 198 mil clientes em três meses

A Smart Fit divulgou um comunicado no mês passado apontando que entre os meses de julho e setembro de 2020, perdeu cerca de 198 mil clientes em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Vale destacar que o montante engloba as demais marcas do grupo, como por exemplo, a Bio Ritmo e o2.

Nesse sentido, a Smart Fit, que tinha 2.695.000 clientes em julho desse ano, contando com suas outras marcas, fechou setembro com 2.497.000 alunos, o que equivale a uma queda de 7%.

De acordo com os dados, 48 mil clientes deixaram o grupo em julho desse ano, ao passo que em agosto esse número passou para 72 mil e em setembro foram 78 mil alunos que deixaram a rede.

Além disso, contando só as academias da marca Smart Fit, o número de alunos passou de 2.637.000 no final de julho, para 2.446.000 ao final do mês passado, o que indica uma queda de 191 mil no total de alunos.

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Poliana Santos

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