Small caps tem crescimento de 1% de janeiro a outubro de 2018

De janeiro a outubro de 2018 o índice small caps, que calcula os ganhos das empresas de menor valor do mercado, teve alta de 1%, número consideravelmente inferior ao crescimento de 11% que o Ibovespa registrou no período.

entre os motivos para este baixo crescimento no índice small caps está, principalmente, a baixa liquidez que os papéis possuem, acarretando, assim, em oscilações mais constantes e uma maior vulnerabilidade ao cenário econômico.

Algo que ficou mais evidente com as eleições. Tanto que entre janeiro e setembro o índice apresentava baixa de 9% no ano.

O cenário só foi mudar em outubro, com o período de eleições indicando quem seriam os eleitos. Tanto que o mês apresentou alta de 12,59%.

Em levantamento divulgado a pedido da Exame para Economotica, foi feito a lista das empresas menores listadas.

Destaque positivo ficou por conta da Unipar Carbocloro, empresa do setor químico que teve alta de 188% no período, e da SLC Agrícola, negócio de commodities agrícolas que apresentou crescimento de 124% em 2018.

Enquanto a companhia de diagnósticos Hermes Pardini, com baixa de 53%, e a administradora de planos de saúde Qualicorp. queda de 51%, foram os destaques negativos do período.

Atualmente o índice small caps traz os dados de 77 empresas listadas na bolsa de valores.

Mateus Vasconcellos

Compartilhe sua opinião