Small Caps: XP inclui C&A (CEAB3) e mais duas empresas na carteira de abril; veja recomendações

A XP Investimentos retirou as ações da Santos Brasil (STBP3), Vulcabras (VULC3) e Viveo (VE03), e adicionou a Vamos (VAMO3), C&A (CEAB3) e Iguatemi (IGTI11) na Carteira Top Small Caps do mês de abril. O banco diz que a recomendação serve para o investidor que busca alocação em ações com alto potencial de crescimento, visando performance acima do Ibovespa no longo prazo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

A decisão de retirar a Santos Brasil da carteira de Small Caps da XP se deve ao seu crescimento recente, com um aumento de 26% no último mês e 131% desde sua inclusão na carteira. A empresa de logística tem sido vista como um caso de investimento promissor, principalmente devido à dinâmica positiva de importação e exportação no Porto de Santos.

No entanto, a XP acredita que a Vamos representa uma oportunidade melhor no momento, com suas ações apresentando um desempenho inferior recentemente, mas com perspectivas favoráveis de recuperação.

Da mesma forma, a decisão de remover a Vulcabras visa realizar lucros após um período de crescimento nos volumes da empresa. Em seu lugar, a XP está incluindo a C&A, destacando sua visão de resiliência e o potencial de se beneficiar de iniciativas estratégicas e de melhorias no cenário macroeconômico.

Além disso, a XP está substituindo a Viveo (VE03) pela Iguatemi (IGTI11) na carteira devido à falta de clareza em relação à lucratividade e fluxo de caixa da Viveo nos próximos trimestres. O banco afirma que mantém uma visão construtiva para o setor de shoppings, o que justifica a inclusão da Iguatemi.

A Carteira Top Small Caps, diz a XP, é composta por empresas com capitalização de mercado inferior a R$ 10 bilhões, visão de longo prazo, boas perspectivas de crescimento e valuation atraente. Em março, a carteira apresentou um aumento de 3,8%, superando o desempenho do Ibovespa.

Desde maio de 2021, a carteira registrou um crescimento de 55,6%, comparado aos 7,7% do Ibovespa. A composição da carteira XP é revisada mensalmente para refletir as melhores oportunidades de investimento no mercado de small caps, segundo o banco.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Por que investir nessas Small Caps? Banco lista motivos

  • 3R Petroleum (RRRP3): A XP Investimentos recomenda compra para a empresa, destacando seu momento sólido de resultados e valuation (avaliação de empresa) atrativo. A 3R Petroleum, segundo relatório do banco, apresentou desempenho em linha com o Ibovespa em março, impulsionada por um guidance (desempenho) para o ano fiscal de 2024 ligeiramente acima do esperado. A XP afirma que vê a 3R Petroleum como um bom veículo para aproveitar a recuperação esperada da produção e das vendas de caminhões no Brasil.
  • BR Partners (BRP3): Os estrategistas do banco dizem que recomendam compra para a BR Partners pelo seu potencial crescimento à frente. A empresa foi incluída na Carteira Small Caps XP devido ao seu ponto de entrada atrativo após o fraco desempenho recente das ações. A XP acredita que “o pior já passou” e prevê um crescimento relevante no futuro, com recuperação da margem das concessionárias e alívio da pressão dos custos financeiros.
  • C&A (CEAB3): A recomendação da C&A é destacada pela XP sobretudo pela sua história de resiliência e potencial de alta devido à melhoria no contexto macroeconômico. O banco analisa que a empresa superou o Ibovespa em março, impulsionada pelos fortes resultados trimestrais e pelas iniciativas estratégicas implementadas desde seu IPO (Oferta pública inicial), como a precificação dinâmica e o mecanismo de push & pull (técnica de marketing para abordar cliente). A XP vê a C&A Pay como uma importante alavanca de vendas, com níveis de inadimplência controlados.
  • Copasa (CSMG3): A XP recomenda compra para a Copasa, destacando seu valuation atrativo e perspectivas de privatização. A empresa superou o Ibovespa em março, impulsionada por uma nova proposta de renegociação da dívida estadual que reduz a chance de federalização. A XP destaca o valuation atrativo da Copasa, com EV/RAB de 0,73x e dividend yield (rendimento de uma ação) projetado de 7,4% para 2024.
  • Cury (CURY3): Para o banco, a Cury se destaca pelo seu desempenho superior aos pares no setor das construtoras de baixa renda. A empresa superou o Ibovespa em março, apoiada por resultados trimestrais sólidos e perspectivas operacionais fortes para 2024. A XP diz que vê a concentração da Cury em São Paulo e Rio de Janeiro como uma vantagem competitiva e espera resiliência no segmento de baixa renda.
  • Iguatemi (IGTA3): O momento sólido de resultados e valuation atrativo do Iguatemi impulsionam a recomendação de compra da XP. Para os analistas, a empresa apresentou desempenho em linha com o Ibovespa e seus pares, impulsionado pelo Investor Day (relação com investidores), onde anunciou uma perspectiva positiva devido ao sólido crescimento das vendas dos lojistas e a expansão do Iguatemi Brasília. A XP vê o Iguatemi como uma boa escolha no segmento de shoppings devido ao seu potencial de crescimento do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) e valuation relativamente descontado.
  • Marcopolo (POMO4): A XP Investimentos recomenda compra para a Marcopolo destacando seu momento operacional sólido e valuation atrativo. A empresa superou o desempenho do Ibovespa, impulsionada pela recuperação do volume de ônibus rodoviários e volumes expressivos para o programa Caminho da Escola. A XP vê a tendência de eletrificação como um impulsionador de receita de longo prazo para a Marcopolo.
  • Randoncorp (RAPT4): A recomendação do banco continua sobretudo pela posição estratégica da Randocorp em meio a um mercado em recuperação. A empresa superou o Ibovespa, refletindo um guidance ligeiramente acima do esperado para 2024 e indicações iniciais de recuperação da demanda de veículos pesados, analisam os especialistas da XP. Eles ainda veem a diversificação de receita da Randoncorp e sua exposição à reposição como pontos fortes.
  • Vamos (VAMO3): A XP Investimentos inclui a Vamos em sua Carteira Small Caps XP acreditando que é um bom ponto de entrada após o fraco desempenho recente das ações. O banco destaca o potencial de crescimento da empresa, incluindo o forte desempenho do Rental, recuperação da margem das Concessionárias e alívio da pressão dos custos financeiros com taxas de juros mais baixas. A XP considera o valuation da Vamos atrativo, negociando a doze vezes o lucro por ação (12x P/L) para 2024.
  • Vivara (VIVA3): Apesar do desempenho abaixo do Ibovespa em março devido a mudanças na diretoria, a XP mantém recomendação de compra de ações da Vivara. O banco diz que o pior já passou para a empresa e mantém uma visão construtiva, apoiada pela resiliência da Vivara em um cenário macro desafiador e perspectivas sólidas de resultados de curto prazo. A XP vê a expansão orgânica da marca Life como a principal alavanca de crescimento e rentabilidade dessa small cap.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Murilo Melo

Compartilhe sua opinião