Shell, Pátria e Mitsubishi anunciam termelétrica de US$ 700 mi no RJ

As empresas Pátria Investimentos, Grupo Shell e Mitsubishi Hitachi Power Systens (MHPS) anunciaram a construção de uma usina termelétrica em Macaé, Rio de Janeiro.

Os investimentos chegam a US$ 700 milhões. Além de construir, a Shell, a MHPS e a Pátria irão operar a usina termoelétrica, que será abastecida com o gás do pré-sal em Macaé. A usina vai se chamar Marlim Azul, com operação prevista para 2022.

Saiba mais: Petrobras inicia produção de gás e petróleo na P-67 em Lula Norte

Na composição acionária, a Pátria Investimentos ficará como sócio majoritário, com 50,1% do negócio. Já o Grupo Shell terá 29,9% e a MHPS 20%. De acordo com a Pátria, a construção da planta pode gerar 1.500 empregos.

A Marlim Azul será a primeira a empregar as turbinas a gás M501JAC da Mitsubishi. Com o equipamento, é possível produzir eletricidade mais eficiente e confiável gastando pouca água e emitindo menos gases prejudiciais ao meio ambiente.

A parceria entre as empresas inclui o desenvolvimento de planta da usina e a comercialização da energia por meio de um leilão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em dezembro de 2017. Além disso, a venda das cotas de energia também se dará por contratação livre de energia (ACL) por meio da Shell Energy.

Saiba mais: Petrobras: reservas de petróleo e gás caem 3,68% em 2018

O CEO da MHPS América, Paul Browning, destacou o pioneirismo do projeto em utilizar o gás do pre-sal. “A MHPS tem o privilégio de trazer nossa tecnologia líder mundial para o Brasil, ajudando a inaugurar uma nova era de uso do gás pré-sal brasileiro para fornecer energia flexível que complementará a geração intermitente de energia eólica e solar”.

Já Otavio Castello Branco, da Pátria Investimentos, ressalta os benefícios que a usina irá trazer para o desenvolvimento econômico do País. “Este projeto é extremamente importante para o desenvolvimento da indústria de energia e para a economia brasileira. Acreditamos que esta iniciativa vá de encontro às necessidades do setor”.

Saiba mais: Lucro da Comgás cresce 371% no 4º trimestre e mais que dobra em 2018

As empresas Pátria Investimentos, Grupo Shell e Mitsubishi Hitachi Power Systens (MHPS) não informaram quanto as obras irão começar.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião